Representantes femininas assumem cargos de liderança na cidade
qui, 8 de março de 2018 05:14por Tatiana Oliveira
Da política à cafeicultura, Araguari tem grandes nomes femininos à frente dos negócios
Em Araguari, diversas mulheres se destacam. Com representante em vários setores, a Gazeta do Triângulo foi atrás de algumas delas para falar sobre suas histórias e desafios enfrentados para chegar onde estão.

Mulheres encaram com garra cargos de liderança
Em um secretariado com 14 homens, duas mulheres se destacam no cumprimento de importante papel na sociedade: Thereza Christina Griep, secretária de Administração, e Eunice Maria Mendes, à frente da Ação Social. Antes de entrar para a carreira pública, a gaúcha Griep atuava na área de desenho industrial. “Sou de Porto Alegre, mas me criei em Pelotas, que fica no extremo sul do Brasil. Lá estudei minha vida inteira em escolas públicas e cursei o segundo grau em uma escola técnica federal que hoje chama IFET. Fiz o curso de Desenho Industrial e com 17 anos fui para Porto Alegre para trabalhar, lá eu trabalhei na área de projetos de shopping, ginásios etc.”, comenta. Entre 2010 e 2012ela estava à frente da pasta de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A reportagem tentou contato com a secretária de Ação Social, mas até o fechamento da edição não obteve sucesso.
Ainda na política, duas mulheres ocupam cadeiras na Câmara de Vereadores. Virgínia Alcântara (PTC), graduada em Geografia e em Direito, pós-graduada em Geopolítica, já exerceu diversos cargos e funções em prol de Araguari, representando a cidade tanto na região quanto no Estado de Minas. Mais que uma representante do povo araguarino, é uma grande inspiração para a comunidade feminina, exemplo de força, coragem e superação.
Ana Lucia Rodrigues Prado (PTB) iniciou a carreira na política como assessora parlamentar e hoje é uma das duas representantes femininas no plenário. Ela conta não enfrentar problemas com os demais vereadores, que estão sempre abertos a ideias e a uma boa comunicação, mas teve desafios como mulher durante a campanha. “Enfrentei algumas barreiras quando entrei como pré-candidata. Isso me deu uma força maior ainda. Tenho que agradecer muito a Deus, a minha família e a todas as pessoas que confiaram em mim”, disse. Ela ainda lembra de outra data comemorativa celebrada nessa semana. “Quero parabenizar todas as mulheres por esse dia e ao jornal Gazeta do Triângulo que completou 81 anos ontem, 7”.
A cafeicultora Evanete Peres Domingues também é exemplo de força e perseverança. Ganhadora da última edição do Concurso de Cafés Especiais da Coocacer, ela não vê problemas em estar cercada por homens. “Para mim é extremamente normal conviver em um mundo masculino. Meu pai é cafeicultor, meus avôs eram agricultores eeu era executiva, trabalhava em São Pauloe Rio”, conta. “Acho que conquistei um espaço muito bom. Quando cheguei em Araguari, era a única cafeicultora efetiva, meu marido não mexe com isso. O restante eram esposas ou filhas de proprietários rurais”, relata. “Para mim a mulher tem que ganhar seu espaço pelo mérito, por mostrar eficiência, ter a postura correta, vencer dificuldades, assim ela vai conquistar o seu espaço”, afirma.
Outra grande mulher que vive em um universo praticamente masculino é a superintendente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Coocacer – Eliane Cristina. Ela conta que o primeiro “dinheirinho” que conseguiu foi com a cafeicultura, ajudando seu avô na lavoura de café e que, desde então, se apaixonou pela cafeicultura. “Cresci, estudei, me preparei, trabalhei em algumas empresas até que, conversando com uma amiga sobre essa paixão toda pelo café, ela me disse que a Coocacer estava procurando alguém para estruturar a área contábil na cooperativa. Foi assim que comecei. Hoje estou na superintendência”, relata. “As dificuldades acontecem e você vai superando. Os desafios vêm e você vai criando maiores ainda, porque a grande questão da cafeicultura é que, como cada safra é diferente da outra, cada ano é diferente. Então você está sempre buscando algo novo. Outra grande vantagem é que estamos sempre ajudando outras pessoas, e isso é muito apaixonante”, conclui.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
