Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros registra mais um acidente de trabalho no município

qua, 22 de novembro de 2017 05:12

Da Redação

Essa é a quarta ocorrência atendida em menos de uma semana

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros atendeu, nessa terça-feira, 21, a mais um acidente de trabalho no município. Em menos de uma semana, os militares registraram quatro ocorrências envolvendo trabalhadores em seus locais de serviço, sendo a última com vítima fatal.

De acordo com o tenente Ésio Oliveira Ribeiro, comandante do 1º Pelotão da 3ª Companhia, a vítima, Everaldo Gonçalves Dias, 45 anos, trabalhava como motorista em uma pedreira. “É uma empresa que vende materiais de construção e faz a entrega com os caminhões”.

Homem sofreu acidente enquanto fazia reparos no veículo

Homem sofreu acidente enquanto fazia reparos no veículo

 

O militar comenta que o caminhão que a vítima conduzia apresentou um problema no cardan, que é a peça que liga a caixa de câmbio ao eixo traseiro, ou seja, transfere a força do motor para as rodas. “Ao invés de entrar por baixo do veículo, a vítima optou por levantar a caçamba e trabalhar entre a caçamba e o chassi do caminhão”.

Segundo o bombeiro, possivelmente o veículo estava com algum problema, o que ocasionou o acidente. “A caçamba trabalha com óleo hidráulico. A caixa de transferência transfere esse óleo para o pistão da caçamba, então, possivelmente, a válvula de retenção da caixa estava vazando e a caçamba desceu lentamente. A vítima não percebeu, pois estava de costas para a caçamba”.

O homem não conseguiu sair do local e ficou preso entre a caçamba e o chassi. “A peça atingiu seu crânio. Quando nossas equipes chegaram ao local, a vítima estava com parada cardiorrespiratória, então, ela foi imobilizada e iniciamos as manobras de ressuscitação. O trabalhador foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e voltou a respirar, mas devido à perda de massa encefálica, após vinte minutos evoluiu a óbito”.

As demais ocorrências de acidente de trabalho registradas pela corporação envolveram quedas nas quais as vítimas não estavam utilizando equipamentos de segurança ou não tomaram as precauções necessárias para exercer as funções. Em um dos acidentes, um homem estava consertando um telhado de uma residência na avenida Oswaldo Pierucetti e caiu de aproximadamente três metros, tendo escoriações nos braços e na cabeça.

Outra ocorrência foi registrada na região do Pau Furado. A vítima estava rebocando a parede de um terreno e caiu de um andaime, fraturando os dois pés. O idoso de 62 anos precisou ser submetido a uma cirurgia. O terceiro acidente envolveu o funcionário de uma concessionária. O homem estava retirando uma placa quando caiu de uma escada de aproximadamente três metros de altura.

O tenente afirma que acidentes de trabalho ocorrem com frequência, porém, o número de ocorrências graves tem aumentado. “Existem situações mais corriqueiras, em que as pessoas escorregam ou sofrem pequenos cortes, mas recentemente, temos observado acidentes um pouco mais graves, como quedas, e até mesmo situações atípicas, nas quais as vítimas chegam a óbito”.

A recomendação é para que as empresas cumpram as normas de segurança. “As empresas precisam deixar que profissionais especializados realizem as manutenções em maquinários e também devem fornecer os equipamentos de segurança para os trabalhadores. Além disso, os profissionais também devem se preocupar com a sua própria segurança e solicitar esses equipamentos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: