Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

1º Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil é realizado em Araguari

ter, 7 de novembro de 2017 05:53

por Carolina Rodrigues

O evento faz parte de ações estratégicas da secretaria de Trabalho e Ação Social e acontece na tarde de hoje

Araguari sedia o primeiro Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil.  A realização é da secretaria de Trabalho e Ação Social, tendo como principais objetivos fortalecer o programa de combate ao trabalho infantil e discutir estratégias que assegurem os direitos fundamentais de crianças e adolescentes de Araguari e região.

O evento faz parte do projeto de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) iniciado em agosto pela secretaria. No decorrer dos meses, várias ações foram realizadas: palestras em escolas, Dia D de erradicação do trabalho infantil e curso de capacitação para servidores.

O evento é aberto ao público que tenha interesse em discutir e mobilizar contra a prática de trabalho infantil

O evento é aberto ao público que tenha interesse em discutir e mobilizar contra a prática de trabalho infantil

 

O Fórum Regional acontece dia 7 de novembro, entre 13 e 17 horas, no Pica-Pau Country Clube. É aberto ao público que deseja discutir, enfrentar e prevenir o trabalho infantil, visto que o município está em 23º lugar no ranking das cidades de Minas Gerais em condições de trabalho infantil, de acordo com dados do IBGE 2010.

Entre os palestrantes estão Juliana Faleiro de Lacerda Ventura, juíza de direito da 2ª Vara Civil, diretora do Foro da Comarca de Araguari e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania; Felipe Gomes de Araújo, promotor da 7ª Promotoria de Justiça, responsável pela Defesa da Infância e Juventude e Execução Criminal; e Maria Regina Basílio Teodoro dos Santos, psicóloga e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Universidade de Uberaba.

Além disso, estão sendo convidados os responsáveis pelas Casas de Acolhimento e Associação do Bem-Estar do Menor, e pelos órgãos que supervisionam e preparam adolescentes a serem inseridos no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária de Ação Social, Eunice Maria Mendes, o fórum faz parte do quarto eixo do plano de ações. Os primeiros eixos envolvem “informação e mobilização”, “identificação” e “proteção social”. Ela afirma que o próximo passo, após a realização do Fórum Regional, será o “monitoramento de situações de trabalho infantil na cidade”, averiguando se o fato ocorre mais no centro urbano ou rural.

Serviço

Devido à realização do Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil, a secretaria de Trabalho e Ação Social não funcionará no período da tarde de hoje. O atendimento será normalizado na quarta-feira, 8.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: