Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Centenas de mulheres participam do mutirão de exames do ‘Outubro Rosa’

ter, 24 de outubro de 2017 05:12

Da Redação

Prevenção é o foco da campanha

No último sábado, 21, em torno de oitocentas mulheres estiveram nos postos de saúde para realizarem os exames de Papanicolau, os quais são viabilizados pelas equipes da Atenção Primária da secretaria municipal de Saúde para aquelas com idade entre 25 e 64 anos.

Para detectar câncer de mama podem passar pelo procedimento mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que, na ocasião, também receberam o encaminhamento para fazer o exame.

Equipes da Atenção Primária realizaram atendimentos neste fim de semana

Equipes da Atenção Primária realizaram atendimentos neste fim de semana

 

Novo mutirão será promovido neste sábado, 28, das 9 às 16h em todas as unidades de saúde. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Marislene Pulsena, há também a mamografia diagnóstica que pode ser solicitada em mulheres jovens caso tenha indicação médica. Alguns dos fatores de risco da doença abrangem: ter parente de primeiro grau com câncer de mama, uso abusivo de álcool e fatores comportamentais como sedentarismo.

“Aquelas que tiveram precoce a menarca, primeira menstruação, antes dos 12 anos; que não tiveram filhos; engravidaram após os 30 anos; não amamentaram ou fizeram reposição hormonal na menopausa por mais de cinco anos também possuem fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença”, exemplificou.

Depois do câncer de pele não melanoma, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil é o de mama que tem crescido 25% todos os anos. Trinta e sete das 47 mulheres que tratam contra a doença no COT (Centro Oncológico do Triângulo) localizado em Araguari, estão na luta contra o câncer de mama.

Conforme informações do setor administrativo do grupo Semente Esperança, que oferece suporte aos araguarinos que lutam contra a doença através do SUS (Sistema Único de Saúde) aproximadamente oitocentas pessoas de Araguari estão em tratamento contra o câncer, e a maioria são mulheres sendo que os cânceres de mama e o de colo de útero são os mais comuns.

A Caminhada Outubro Rosa ocorreu no dia 7 de outubro e para finalizar as atividades em alusão ao mês será viabilizada a Corrida das Guerreiras neste domingo, 29, às 9h, em frente ao Ginásio Poliesportivo General Mario Brum Negreiros.

De acordo com Marislene Pulsena, a atividade física está na lista dos hábitos saudáveis recomendados. “A caminhada e a corrida tem como objetivo estimular as mulheres para os aspectos de prevenção. Além da atividade física tem que haver uma dieta balanceada, diminuindo a quantidade de gordura e açúcar; além da redução do consumo de bebida alcoólica”, conscientizou.

As inscrições vão até o dia 28 na sede da secretaria de Saúde (rua Dr. Afrânio, 163, Centro) e no local no dia da corrida até as 9h. Levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será doado ao grupo Semente Esperança.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: