Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Ex-prefeito de Belo Horizonte visita Araguari

qua, 13 de setembro de 2017 05:24

Da Redação

Eleito três vezes como melhor prefeito do Brasil, Márcio Lacerda (PSB) anuncia pré-candidatura a governador de Minas Gerais em 2018

Na segunda-feira, 11, o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) visitou Araguari para lançar seu nome como candidato a governador de Minas Gerais nas eleições do ano que vem. Na ocasião, Lacerda participou de um encontro com políticos e empresários na Associação Comercial e Industrial de Araguari – ACIA – no início da noite. Desde o começo deste ano ele percorre todo o estado na tentativa de se tornar mais conhecido do eleitorado mineiro. O PSB tem hoje quatro deputados estaduais, três federais e 49 prefeitos em Minas.

Segundo Lacerda, até o momento aproximadamente 70 cidades mineiras foram visitadas, com a finalidade de conhecer melhor a realidade do estado, que é o quarto maior em área territorial e o segundo em quantidade de habitantes. “É um processo de aprendizado das realidades locais, regionais e sub-regionais e para conhecer também o momento de pessoas e lideranças”, explica. “Com isso podemos construir um movimento de opinião e chegar ao início do próximo ano com propostas de governança para elevar o debate eleitoral e também construir alianças partidárias”, conta.

Empresários e autoridades reúnem-se para receber Márcio Lacerda

Empresários e autoridades reúnem-se para receber Márcio Lacerda

 

Em entrevista à Gazeta do Triângulo, Lacerda afirma que um empecilho foi encontrado em todas as cidades visitadas: o atraso no repasse do estado para a área da Saúde. “O principal compromisso do governo do estado tem que ser manter os repasses da Saúde em dia. Hoje isso está muito atrasado e às vezes a população não compreende”, coloca. “Todas as cidades, independentemente de sua riqueza e arrecadação, têm problemas sérios na queda dos repasses obrigatórios do governo estadual e federal e isso causa muitos transtornos para os prefeitos”, acrescenta.

Para ele, mesmo com as dificuldades financeiras alguns prefeitos estão conseguindo superar as dificuldades. “O líder é sempre considerado o responsável por tudo, mas a gente percebe que uma nova geração de prefeitos eleitos no ano passado está enfrentando com muita coragem e determinação esse momento de dificuldades, cortando custos, ajustando a estrutura, montando boas equipes”.

Experiente, o ex-prefeito administrou Belo Horizonte em período de recessão, com medidas restritivas. “Nós fizemos um ajuste na prefeitura de Belo Horizonte muito duro e sério nos últimos dois anos e meio da administração. Então é possível realmente conviver com uma situação de escassez”. Para ele, a transparência também é a marca de um bom governo. “Na minha gestão em BH chamamos a população para que tivesse um conhecimento maior da realidade, abrimos as contas da prefeitura e do estado para a população entender a dificuldade de administrar a enorme quantidade de demandas nesse momento de crise”.

Questionado a respeito da crise econômica, o peessedebista mostra-se preparado para governar em situação de contenção de gastos. “O mais importante não é apenas ajustar a estrutura administrativa. Não basta cortar custos ou simplesmente prestar um bom serviço público, é preciso que o governo do estado lidere o processo de retomada do crescimento econômico. Minas Gerais tem condições para isso”, disse.

1 Comentário

  1. Silvio Monteiro Tabaco disse:

    Agora visita Araguari, se eleito nem lembrar do nome da cidade vai. Nossa classe política é a coisa mais nojenta que existe no planeta.

Deixe seu comentário: