Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria municipal apura denúncias dos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida

qua, 13 de setembro de 2017 05:04

por Mel Soares

Há 3 anos Melissa foi sorteada, mas somente neste ano conseguirá o benefício devido a falhas na gestão passada

Em setembro de 2014 foi promovido o sorteio dos mutuários para realizarem o sonho da casa própria. Naquela época, mais de 450 pessoas foram contempladas com o imóvel no residencial Bela Suíça III, uma delas era Melissa de Matos Sousa conforme constatado na lista dos sorteados divulgada no dia 9 de setembro daquele ano no Jornal Gazeta do Triângulo.

No entanto, ao dar continuidade no processo para adquirir o imóvel a araguarina foi informada que seu nome não estava na lista dos ganhadores, possivelmente porque os documentos foram perdidos.

Apenas no início deste ano é que as providências foram tomadas por um dos servidores da secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação que fez o levantamento e apurou que havia uma casa reservada a Melissa, entretanto ela havia sido incendiada.

A Caixa Econômica Federal foi acionada e promoveu a reforma geral cujos gastos foram de aproximadamente 16 mil reais. A residência está pronta para ser utilizada faltando apenas alguns ajustes para que seja feita a liberação. “Moro de aluguel e estou contando os dias para que este sonho se torne, enfim, realidade”, destacou Melissa.

Atualmente, a secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação trabalha para apurar denúncias de casas que estão abandonadas, alugadas ou foram vendidas.

Segundo o assessor especial de Habitação, Roberto Resende Cury, o levantamento estava sendo feito diariamente, mas os serviços estão morosos devido a demanda de trabalho relativa a outros programas como a liberação de passes de transporte coletivo aos mutuários do programa Minha Casa Minha Vida.

Trabalho de vistoria tem sido feito no Monte Moriá, Portal de Fátima e Bela Suíça

Trabalho de vistoria tem sido feito no Monte Moriá, Portal de Fátima e Bela Suíça

 

De acordo com o assessor, a recomendação de vistoria foi feita pela Caixa Econômica Federal por meio da Justiça Federal de Uberlândia.  Em torno de 190 denúncias foram averiguadas e encaminhadas ao órgão público para que as medidas sejam tomadas. Outras pessoas foram notificadas e caso não acatem a determinação que impõe prazo para que a casa seja desocupada, haverá a intervenção da Polícia Federal para que haja a desocupação.

“Um das reclamações feitas na secretaria é relativa a uma idosa que cuida de um filho especial. Segundo informações, que ainda precisam ser apuradas, ela foi contemplada, mas trocou a casa por uma moto que depois foi vendida por 800 reais”, exemplificou.

Os trabalhos tem sido promovidos no Bela Suíça, Portal de Fátima e Monte Moriá. No Portal dos Ipês ainda não foi iniciado, pois a prefeitura aguarda a liberação do Banco do Brasil que foi comunicado sobre as reclamações.  “Calculo que que em torno de 500 casas do Portal dos Ipês devem apresentar alguma irregularidade”, opinou.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: