Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Moradores preocupam-se com trânsito intenso na avenida Mato Grosso

qui, 20 de julho de 2017 05:27

Da Redação | Com assessoria

Durante reunião de impacto de vizinhança para implantação do Corredor Turístico, comerciantes mostraram apoio ao projeto

Na manhã de quarta-feira, 19, moradores, comerciantes e autoridades reuniram-se para apresentação do projeto “Corredor Turístico” aos munícipes moradores ou comerciantes da avenida Mato Grosso no trecho entre o Terminal Rodoviário Tancredo Neves até a Escola Estadual Costa Sena. “A proposta do evento foi dar satisfação à população sobre o que foi estabelecido com o Ministério Público, por meio de TAC”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo. Conforme o TAC, qualquer intervenção que venha a acontecer nos logradouros públicos deve ser apresentada à comunidade do entorno.

Empresário fala sobre preocupações com o trânsito da avenida

Empresário fala sobre preocupações com o trânsito da avenida (Foto Saulo Borges)

 

O empresário Tubertino de Sena Pereira, que possui um supermercado na avenida Mato Grosso, apresentou preocupações com o trânsito no local. “Como a avenida tem várias passagens para os pedestres, por displicência e descuido do motorista isso tem causado vários acidentes”, afirma. “Muitos de meus funcionários foram atropelados e ficaram afastados. Quem perde é o município, com gastos com saúde, o empresário e o próprio colaborador”.

Para o empresário, é essencial que seja feito um estudo e um projeto de trânsito no local. “A avenida Mato Grosso tem um trânsito muito grande de caminhões, carros, carretas, viajantes e moradores. Deve ser feito um projeto bem legal para que tenhamos qualidade de vida”.

Leno Inês tem uma lavanderia na avenida há 20 anos, e celebra o projeto. “Fico muito feliz, principalmente com a iluminação a LED. Estava muito perigoso por aqui, e agora melhorou”. O vizinho de bairro Wilson Carlos de Oliveira também tem um comércio na Mato Grosso e acredita que o corredor turístico será uma oportunidade de reeducar quem transita pela avenida. “Esse corredor vai ser um meio de educar tanto o ciclista, pedestres e o pessoal que passa de veículo na avenida, principalmente com as lombadas e sinalização que será feita”.

O Vereador Wesley Lucas Mendonça (PPS) ressaltou durante o evento a importância das parcerias público-privadas para que soluções possam ser efetivamente realizadas. “Para isso, preocupados com a preocupação legal, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei visando proporcionar essas parcerias”, afirma.

Conforme informado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Marlos Florêncio Fernandes, a exigência da Promotoria do Meio Ambiente é que a prefeitura entregue um relatório com a viabilidade do projeto em, no máximo, seis meses. “O prazo deve ser cumprido, tendo elementos que documentem administrativamente e na legalidade, junto às autoridades que nos exigem”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, outras duas audiências públicas serão realizadas nos próximos meses. “Dentro de uns 15 dias faremos outra reunião no hotel Monte Castro, com os moradores e comerciantes entre a rua Virgílio de Melo Franco e a padaria Pro Pão. Depois vamos fazer outra com os residentes da Pro Pão até na avenida São Paulo”.

No momento, o secretário de Desenvolvimento ressaltou a importância da participação dos moradores. “Nessa reunião foram apenas 10 pessoas que residem na avenida. Esperamos que nas próximas a adesão seja maior”, disse. Na próxima semana, a secretaria realiza uma reunião com os artesãos da cidade na Casa da Cultura Abdala Mameri. “Queremos licitar os espaços dos canteiros centrais para que os artesãos exponham e vendam suas peças”, afirma.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: