Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

UBSF Goiás parte alta segue sem previsão de funcionamento

qui, 4 de maio de 2017 05:37

por Tatiana Oliveira

Empreendimento foi entregue no final de junho do ano passado

A Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF – do bairro Goiás parte alta continua de portas fechadas. O secretário de Saúde esteve em sessão da Câmara nessa terça-feira, 2, onde prestou informações sobre a situação. “O interesse da administração é colocar essa unidade em funcionamento o mais rápido possível. Nós estamos atravessando um momento de dificuldade financeira, o que não é exclusividade do município, é um problema nacional”, afirmou na tribuna.

Secretaria de Serviços Urbanos iniciou serviço de capina na UBSF nessa quarta-feira

Secretaria de Serviços Urbanos iniciou serviço de capina na UBSF nessa quarta-feira

 

Conforme apurado pela Gazeta do Triângulo, para construção do imóvel da UBSF Goiás parte alta foi utilizado recurso próprio de aproximadamente 460 mil reais e contrapartida do Governo Federal de mais de 200 mil reais. Ao todo, a obra recebeu um investimento de R$ 725.485,40. Com início em março de 2013, a previsão de entrega era para o mês de março de 2014. A construção terminou em junho do ano passado e a expectativa da gestão anterior era de que o funcionamento acontecesse em outubro, o que não ocorreu.

Durante a sessão, os vereadores indagaram o secretário dizendo que o local estava “abandonado e tomado por mato”. Na tarde de terça-feira, a secretaria de Serviços Urbanos emitiu ordem de serviço para limpeza o que pode ser constatado pela reportagem. Segundo os funcionários, a capina começou nessa quarta-feira e deve ser finalizada hoje.

Outra obra da Saúde que foi entregue e ainda não está em funcionamento é a UBSF Amorim II. Na construção foram gastos aproximadamente 650 mil reais provenientes do Fundo Municipal da secretaria de Saúde. No ano passado também foram concluídas as construções das unidades básicas do Independência, Chancia e Portal de Fátima, cujos serviços ainda não estão completamente disponibilizados.

De acordo com o secretário de Saúde, ainda não há previsão de funcionamento da UBSF do Goiás parte alta ou da unidade do Amorim II. “Sabemos que construir é difícil, mas manter é mais complicado ainda. Assim que as unidades abrirem, outros gastos com pessoal, equipamento, consultas etc. serão acrescentados ao orçamento municipal”. Conforme afirmou em plenário, a secretaria de Saúde está aguardando o impacto financeiro do município para planejar a abertura das duas unidades. Segundo ele, a expectativa é que até o meio do ano elas estejam funcionando.

Caso o orçamento permita, o secretário afirmou que devem ser chamados os funcionários aprovados no último concurso da prefeitura. “O problema realmente é a situação financeira. Esperamos que dentro de 10, 15 dias tenhamos o impacto financeiro em mãos. Se a folha não permitir, não poderemos contratar, pois um dos compromissos dessa administração é fazer esses pagamentos em dia”.

1 Comentário

  1. ! disse:

    Realmente foi feita a limpeza! Mas do que serve um prédio daquele sem prestar atendimento ao povo??? Falta de verbas??? Corre atrás cambada!!! Prometem tantas coisas nas eleições, e agora deixa o povo nessa situação??? A saúde de Araguari precisa urgente de melhorar o atendimento! O povo ta adoecendo, e tem toda essa dificuldade… Em poucos dias esse PSF do bairro Goias Parte Alta vira matagal novamente! Vergonha pra esse prefeito e seu vice, que inclusive é um médico!!! E esses vereadores tem que trabalhar mesmo, tem que fiscalizar… Que façam por onde, pra receber esse salário gordo deles.

Deixe seu comentário: