Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Representantes municipais participam do lançamento da Campanha Laço Branco

sex, 17 de março de 2017 05:35

por Mel Soares

Na manhã desta quinta-feira, 16, pelo segundo ano consecutivo, a vereadora e presidente do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Virgínia Alcântara (PTC) promoveu o lançamento da campanha Laço Branco cujo intuito principal é disseminar na rede educacional o conhecimento sobre os direitos das mulheres.

O evento, que aconteceu no auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim, contou com palestra ministrada por Nubiana Lopes de Oliveira Batista e participação do 53° Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Civil por meio das delegadas Paula Fernanda de Oliveira e Mariana Dell‘Isola e ainda servidores de escolas públicas representados pela diretora Tânia Mara Corrêa. A secretária de Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes, também esteve presente juntamente com os vereadores Ana Lúcia Prado (PTB); Wesley Lucas de Mendonça (PPS); Carlos Machado (PSL) e Vanderley Inácio “Mãe Preta” (PRTB).

Lançamento da campanha ocorreu no auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim

Lançamento da campanha ocorreu no auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim

 

Segundo Virgínia Alcântara, a campanha visa estimular o engajamento da sociedade pelo fim da violência contra a mulher.” A campanha internacional tem o objetivo de mudar os conceitos criados na mente de crianças e adolescentes. Em 70% dos casos de violência no âmbito familiar tanto as mães quanto os filhos também são vítimas”, revelou a vereadora.

Durante o evento, a delegada Paula Fernanda de Oliveira, titular da Delegacia de Proteção à Mulher, ao Idoso, à Criança e ao Adolescente, ressaltou a importância de estimular a sociedade a ter consciência sobre os males da violência. “A prevenção deve ser iniciada com a educação oferecida as crianças. Campanhas como estas são essenciais para garantirmos um futuro melhor”, argumentou.

O vereador Wesley Lucas falou sobre a tragédia no Canadá em 1989, a qual motivou a campanha Laço Branco na década de 90. “Infelizmente foi preciso que mulheres fossem assassinadas para darmos início a esta campanha. Apesar do ponta pé inicial sabemos que ainda precisamos trabalhar muito em prol da garantia dos direitos das mulheres”, destacou.

A secretária de Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes, que atuou como vereadora, ressaltou que a Câmara Municipal ficou 25 anos sem a representação feminina. “Hoje a Casa legislativa conta com a presença de duas mulheres. No entanto, este número poderia ser maior tendo em vista que são 17 vagas no Legislativo”, pontuou.

A diretora da Escola Estadual Raul Soares, Tânia Mara Corrêa, lembrou que a primeira edição da campanha foi realizada na porta da escola no ano passado. “O nosso intuito é mobilizar os homens para que eles sejam os principais multiplicadores destes conhecimentos”, reforçou.

Laço Branco

O lançamento da campanha em Minas Gerais pelo Conselho Estadual da Mulher aconteceu no dia 6 de dezembro de 2010, na Assembleia Legislativa por meio do tema ‘Jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.’ Atualmente, a campanha conta com a adesão de homens de diferentes segmentos da sociedade tais como: poder público, sociedade civil, clubes esportivos, estudantes, sindicatos e igreja.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: