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Superintendente da SAE aborda principais problemas da autarquia durante coletiva

ter, 10 de janeiro de 2017 05:19

por Stella Vieira

Dívidas deixadas pela gestão anterior giram em torno de R$ 3.6 milhões

A prefeitura promoveu, nessa segunda-feira, 9, uma coletiva de imprensa para informar as atuais condições da Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Dentre os assuntos abordados, houve destaque para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central, salários dos servidores, arrecadação da autarquia e as atuais dívidas com os fornecedores.

Durante a coletiva, prefeito afirmou que a auditoria terá início nessa quarta-feira

Durante a coletiva, prefeito afirmou que a auditoria terá início nessa quarta-feira

 

De acordo com o superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis, as dívidas da autarquia giram em torno de R$ 3.6 milhões. “Na sexta-feira, 6, realizamos o pagamento de empréstimos consignados e fundo de garantia, que eram obrigações por lei, mas não conseguimos pagar o salário dos funcionários da SAE”.

O superintendente afirma que, desse valor, há uma dívida de aproximadamente R$ 2.3 milhões para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). “São dívidas acumuladas desde o mês de setembro do ano passado. Atualmente, toda a água do município é alimentada por bateria, então, a energia é fundamental para que tenhamos água na cidade. Vamos nos reunir com os responsáveis pela empresa e verificar se há uma possibilidade de parcelamento desse valor”.

A autarquia também está em débito com outros fornecedores. “Ainda precisamos pagar empresas que prestam serviços de cloro, terceirizados que realizam a limpeza e segurança. Além disso, temos bombas a serem consertadas, mas a empresa só irá consertá-las se pagarmos os valores atrasados”.

Dentre as dívidas da autarquia, aproximadamente R$ 2.3 milhões são de atrasos com a Cemig

Dentre as dívidas da autarquia, aproximadamente R$ 2.3 milhões são de atrasos com a Cemig

 

Em relação à arrecadação, a Superintendência tem enfrentado problemas relacionados à emissão das contas. “O sistema utilizado na SAE é antigo e após toda virada de ano, não conseguimos emitir contas antigas. Essa semana nossa equipe de informática conseguiu resolver essa questão e voltaremos a gerar novas contas para arrecadar a verba”.

O superintendente ressalta que um dos motivos do atraso no pagamento do salário dos funcionários públicos da SAE é a falta de arrecadação. “Com a emissão das novas contas, esperamos conseguir efetuar o pagamento nessa terça-feira, 10, ou, no máximo, até quarta-feira. Atualmente, nossa folha de pagamento gira em torno de R$ 520 mil e a média de arrecadação anual é de R$ 1.2 mi”.

Sobre a Estação de Tratamento de Esgoto Central, o superintendente comentou que nessa terça-feira, 10, haverá uma reunião com representantes do 2º Batalhão Ferroviário e da empresa Prefisan para verificar a situação da obra. “Existe um cronograma de execução aguardando a liberação da Caixa Econômica Federal. Por enquanto, foi liberada apenas uma pequena verba para a realização do serviço de terraplanagem. Agora, convidamos os representantes para essa reunião com o objetivo de descobrir os motivos da paralisação, para retomarmos a obra”.

André Reis ressaltou que não há estoque de massa asfáltica na superintendência. “Houve um processo licitatório iniciado na gestão anterior, que seria concluído no dia 3 desse mês, porém, como assumi no dia 2 e não tinha conhecimento de como estava sendo realizada essa licitação, pedi para que recebêssemos as propostas das empresas e suspendemos o processo por 30 dias. No dia 2 de fevereiro abriremos novamente a concorrência, mas, por enquanto, estamos sem massa asfáltica. Um dos nossos objetivos é realizar esse serviço com mais agilidade para não prejudicar a população”.

Dentre as primeiras ações do superintendente, também está o levantamento de devedores da autarquia. “Primeiramente, iremos notificar os devedores e aguardar as negociações. Montaremos uma equipe para efetuar os cortes e pretendemos fazê-los de forma igualitária para não prejudicar a população. Nosso objetivo é fazer o levantamento dos mil maiores devedores, notificá-los e incluí-los no corte igualitário”.

O superintendente agradeceu a presença de todos e informou que haverá uma nova coletiva quando os resultados da auditoria forem entregues. “Essa auditoria permitirá um levantamento mais amplo, para que possamos verificar a real situação e o que pode ser feito. Assim que tivermos esse resultado, convocarei uma nova coletiva para explanar a situação”.

1 Comentário

  1. Silvio disse:

    Nos últimos quatro anos que conjunto de “pessoas” administrou o município? Qual razão para tudo estar quebrado, dívidas astronômicas, salários atrasados, fornecedores não pagos e esse número absurdo de irregularidades? Vão vir com a resposta mentirosa de que tudo está correto, que a Prefeitura foi entregue em dia em sem dívidas? Quanta nojeira, quanta sujeira para debaixo do tapete. Essa situação se resulta de lideranças partidárias que não pensam na cidade como um todo, o alvo principal é se apossar da Prefeitura e o resto que se exploda. Para isso se precisa de um nome de peso, que não queira acordar cedo para trabalhar, mas que tenha condições de se apossar do que é do povo e depois deixar a bagunça para outro arrumar. E ainda vai vir candidato a Deputado? Estão de brincadeira com a cara de cada araguarino. Não sou partidário de ninguém, não votei no atual prefeito, nem gosto dele, e também não preciso gostar, ele tem de trabalhar; por isso não precisam comentar que estou chorando algo ou defendendo alguém. Somente gostaria de ver Araguari sendo respeitada e desenvolvendo. Chega de grupinhos, de panelas, de proteção dos cupinchas, está mais que na hora de se olhar o município respeitando sua grandeza, suas belezas e, principalmente, seu povo.

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