Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Comunidade do Novo Horizonte é contemplada com o projeto Reciclarte

qui, 8 de dezembro de 2016 05:53

Da Redação

Neste ano, o projeto Reciclarte “Lixo vira Luxo” – Combatendo o Aedes Aegypti e preservando o meio ambiente – foi desenvolvido com crianças e adolescentes do bairro Novo Horizonte. As atividades são promovidas semanalmente na comunidade Santa Tereza D’ Ávila, localizada na rua Otacílio Pinto de Oliveira.

Os trabalhos realizados pela equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social do Departamento de Zoonoses também contemplou escolas municipais, beneficiários do Cras e grupos de terapia.

Alunos e professora durante as oficinas

Alunos e professora durante as oficinas

 

O projeto de educação é desenvolvido pelas educadoras em saúde, Cynthia Lorena dos Santos, Maria Vitória dos Santos e Eliete Abadia Borges. “O público alvo da comunidade do Novo Horizonte é composto por pré-adolescentes. Eles trabalham com aquilo que retiram do próprio quintal e das imediações do bairro”, destacou Cynthia.

No primeiro dia do projeto foi ministrada uma palestra sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, que transmite a dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus.

As aulas são descontraídas, visando a conscientização ambiental, além de proporcionar bem estar nos participantes. “O projeto serve para tirar a gente da rua. Aprendemos e nos divertimos muito”, disse o aluno Gustavo Aparecido Ferreira dos Santos, de 13 anos.

As alunas, Maria Luiza Gomes de Oliveira, Gabriela da costa Ferreira, Lorraine Maria de Oliveira também manifestaram a satisfação em fazer parte do projeto. “Aprendi muito sobre os cuidados com o meio ambiente, e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o vaso de flores que nós fizemos. A gente nem imaginava que apenas uma caixinha de leite poderia ser transformada em algo tão bonito”, respondeu Maria Luíza.

Mostras de trabalho

A exposição do Reciclarte, cujo objetivo é comemorar seis anos do projeto, acontece no dia 16 de dezembro, às 9h30, na secretaria de Saúde. “Gostaríamos que a comunidade comparecesse no evento para prestigiar o nosso trabalho, realizado desde 2010”, ressaltou Cynthia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: