Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Em ação judicial, promotor pede que Tiãozinho não tome posse do cargo de vereador

sáb, 3 de dezembro de 2016 05:06

Da Redação

O promotor Valter Shigueo Moriyama entrou com ação de investigação eleitoral contra o vereador Sebastião Joaquim Vieira (PRP), o “Tiãozinho do Sindicato”, por abuso de poder. A ação é acompanhada por um pedido de Antecipação de Tutela, onde é requerida a não diplomação do vereador e a cassação de sua diplomação, caso ocorrida antes do julgamento do pedido pela Justiça. Tiãozinho foi o vereador mais votado nas últimas eleições e da história do Legislativo, com 2.692 votos.

Ação pede que vereador Tiãozinho não seja diplomado até que o pedido seja julgado pela Justiça

Ação pede que vereador Tiãozinho não seja diplomado até que o pedido seja julgado pela Justiça

 

A ação foi protocolada no dia 29 de outubro na Justiça Eleitoral, cuja titular é a juíza Karla Larissa. A expectativa do promotor é de que a matéria seja apreciada em breve.

O processo teve origem em denúncias apuradas pelo promotor, que tiveram como ponto de partida um áudio captado e gravado via WhatsApp que circulou durante o período eleitoral. A gravação, supostamente feita pelo vereador, contem afirmações que abriam margem para a interpretação de atos ilícitos. De acordo com informações divulgadas pela mídia, o promotor afirmou que o conteúdo do áudio se confirmou através das investigações.

Ao longo do processo, o promotor teve acesso à depoimentos de testemunhas, dentre elas, cidadãos comuns e servidores municipais, incluindo ex-funcionários do Sintespa.

Conforme a ação, o vereador Tiãozinho estaria envolvido no uso do Sintespa para aliciamento de eleitores (através de auxílios médicos, odontológicos, transporte coletivo, dentre outros); coerção, constrangimento e pressão a servidores lotados no Sintespa para que estes atuassem em sua campanha; doação de combustíveis à simpatizantes e apoiadores de sua candidatura.

Em contato com a assessoria do vereador, a reportagem foi informada de que ele ainda não recebeu nenhuma notificação judicial, e que, portanto, irá aguardar até ter acesso à denúncia para se pronunciar.

1 Comentário

  1. ??? disse:

    Resumindo!!!! não vai dar em nada, vai assumir uma cadeira na câmara de todo jeito! Isso é uma vergonha para a cidade…

Deixe seu comentário: