Operação conjunta intensifica fiscalização contra poluição sonora em Araguari
qua, 4 de fevereiro de 2026 12:49Da Redação

Foto 1: Fiscalização foi realizada em pontos previamente mapeados e a partir de denúncias feitas pela população.
A poluição sonora é caracterizada pelo excesso de ruídos no ambiente, acima dos níveis considerados aceitáveis para a saúde e o bem-estar humano. O problema pode ter diversas origens, como o trânsito intenso, obras, atividades industriais, sons amplificados, sirenes e estabelecimentos comerciais.
A exposição contínua a ruídos elevados provoca impactos significativos na saúde, entre eles estresse, irritabilidade, dores de cabeça e dificuldade de concentração. Com o passar do tempo, também pode resultar em perda auditiva, distúrbios do sono e aumento do risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão.
Além dos efeitos físicos, a poluição sonora compromete o convívio social e a qualidade de vida da população. O excesso de barulho interfere no rendimento escolar e profissional e afeta de forma mais intensa idosos, crianças e pessoas com maior sensibilidade auditiva.
Diante desse cenário, o controle do ruído torna-se fundamental para a promoção de ambientes mais saudáveis e equilibrados, especialmente nos centros urbanos, onde as fontes de barulho são mais frequentes.
Com o objetivo de combater esse problema, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o 53º Batalhão da Polícia Militar, realizou, neste fim de semana, uma operação conjunta de fiscalização contra a poluição sonora no município.
A ação ocorreu na sexta-feira (30/01) e no sábado (31/01), com foco na fiscalização de locais previamente mapeados e no atendimento às denúncias feitas pela população.
Durante os dois dias de operação, as equipes atenderam mais de 30 registros de perturbação do sossego feitos por moradores da cidade. As abordagens incluíram vistorias, orientações aos responsáveis e, quando necessário, a adoção de medidas administrativas e policiais, conforme a legislação ambiental e as normas de convivência urbana.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilmar Chaves, o enfrentamento à poluição sonora vai além de ações pontuais. “A fiscalização de combate à poluição sonora e à perturbação do sossego é uma política pública de saúde ambiental e urbana, que precisa ser intensificada de forma permanente”, destacou.
A iniciativa busca garantir mais qualidade de vida à população, reduzindo os impactos causados pelos ruídos excessivos, que afetam diretamente a saúde, o bem-estar e a tranquilidade dos moradores. A Prefeitura reforça que a participação da comunidade, por meio do registro de denúncias, é essencial para o sucesso das ações e para a construção de uma cidade mais organizada, consciente e respeitosa.

Foto 2: Ações incluem orientações, vistorias e aplicação de medidas conforme a legislação ambiental e urbana.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Jogo da Seleção será na segunda-feira, às 14h, e movimenta população e segurança sex, 26 de junho de 2026
- Proibição do estacionamento de carretas aumenta a segurança na LMG-748, no Distrito Industrial sex, 26 de junho de 2026
- RADAR – 26 DE JUNHO sex, 26 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 26 DE JUNHO sex, 26 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sex, 26 de junho de 2026
- Araguari recebe reconhecimento regional por avanços na alfabetização sex, 26 de junho de 2026
- MINUTO DE OURO – 26 DE JUNHO sex, 26 de junho de 2026
- Araguari promove programação especial em celebração ao Mês do Orgulho LGBTI+ sex, 26 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sex, 26 de junho de 2026
- PAPO ODONTO – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...