Ministério Público analisa contas de campanhas eleitorais de candidatos eleitos
sex, 2 de dezembro de 2016 05:26Da Redação
Prazo para correção terminou nesta quinta-feira,1º
A comprovação da movimentação financeira das campanhas referentes a eleição municipal precisou ser realizada por todas as pessoas que cadastraram a candidatura independente de ter havido renúncia ou anulação do pleito.

Correção de contas é averiguada pelo Ministério Público
O prazo final para entrega de toda a documentação terminou em 1° de novembro, dia em que foi iniciado o trabalho de análise. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, as contas dos candidatos eleitos e suplentes foram as primeiras a serem verificadas tendo em vista a diplomação, ou seja, o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito.
“Candidatos eleitos ao cargo de vereador, incluindo suplentes e prefeito, cumpriram com a obrigação de prestar contas, no entanto, determinados documentos apresentaram preenchimento incorreto e cruzamentos de dados com a Receita”, explicou.
As informações sobre as correções de cada candidato foram publicada no Mural Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral e no Diário da Justiça na segunda-feira, 28. O prazo para a regularização terminou às 18h desta quinta-feira, 1º.
“Das contas de quarenta candidatos, em torno de quinze haviam sido manifestadas pelos advogados até o início da tarde”, destacou o chefe do Cartório.
Nesta sexta-feira, 2, a documentação é encaminhada ao Ministério Público, que tem 48 horas para se posicionar. Depois disso, a justiça eleitoral é responsável pela aprovação ou desaprovação das contas, as quais podem ter ressalvas.
“Pode haver casos em que a falta de muitos documentos resulte em desaprovação da conta, correndo o risco de o Ministério Público intervir e evitar a diplomação”, finalizou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Operação integrada prende suspeito de integrar organização criminosa em Minas Gerais qua, 4 de fevereiro de 2026
- TJMG abre seleção para estagiários de Direito em Araguari qua, 4 de fevereiro de 2026
- Concertos de violoncelo democratizam a música erudita em Araguari qua, 4 de fevereiro de 2026
- DIANTE DO PERÍODO CRÍTICO DA DENGUE, VEREADOR LEVI SIQUEIRA INTENSIFICA AÇÕES PREVENTIVAS E CONVOCA NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ARAGUARI qua, 4 de fevereiro de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados celebra o sucesso da 1ª Pamonhada no Córrego Fundo qua, 4 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar reforça segurança durante o período de Carnaval qua, 4 de fevereiro de 2026
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
