Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CAE promove atividades em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

qui, 1 de dezembro de 2016 05:50

Da Redação

O número de pessoas que contraem o vírus tem aumentado a cada ano

O Centro de Apoio Especializado (CAE) realiza, nessa quinta-feira, 1º de dezembro, uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Atualmente, a unidade atende a 480 pacientes das cidades e distritos de Araguari, Amanhece, Piracaíba e Cascalho Rico.

O Centro de Apoio Especializado fica localizado na praça José Rodrigues Alves, centro

O Centro de Apoio Especializado fica localizado na praça José Rodrigues Alves, centro

 

De acordo com Márcia Beatriz Sardela, coordenadora do CAE, das 8 às 16h30 serão realizados testes rápidos de HIV em todos aqueles que comparecerem. “Durante o dia estaremos fazendo os exames e também daremos continuidade às ações do Novembro Azul, que iniciamos no mês passado, fazendo testes em homens de terceira idade”.

A expectativa é receber aproximadamente 200 pessoas para a realização do exame. “O teste rápido é feito com uma punção digital e não é necessário estar em jejum. O resultado fica pronto em dez minutos e, caso seja positivo, repetirmos o exame com um teste de outra marca. Se os dois apresentem o resultado positivo, o paciente é considerado portador, encaminhado para o exame CB4 de carga viral e para uma consulta”.

O Centro de Apoio Especializado possui uma equipe multidisciplinar que atende aos portadores do vírus. “Temos um médico Clínico Geral, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiros, Técnicos, Dentista e Farmacêutico. Temos também uma unidade dispensadora com os antirretrovirais e os pacientes recebem o coquetel de forma gratuita”.

Atualmente, o CAE atende a 480 pacientes ativos das cidades e distritos de Araguari, Amanhece, Piracaíba e Cascalho Rico. “Esses pacientes são aqueles que buscam os medicamentos regularmente, mas temos também os casos de abandono e transferências. Em relação aos casos de abandono, sempre fazemos uma busca ativa”.

Segundo a coordenadora, o número de pessoas que contraem a AIDS tem aumentado a cada ano. “Todos os anos percebemos um aumento no número de portadores do vírus, principalmente em jovens do sexo masculino que fazem sexo com outros homens”.

A coordenadora explica, ainda, que após 30 dias em que foi consumada uma relação desprotegida, o exame é capaz de identificar o vírus no organismo. “Antigamente, eram necessários três meses, porém, hoje em dia temos um teste mais específico, que detecta rapidamente os anticorpos”.

Durante a ação também serão realizados os exames de Hepatite B, Hepatite C e sífilis. “No caso das hepatites, se o resultado for positivo pedimos outros exames para podermos iniciar o tratamento. O tratamento dessas doenças também é realizado com o antirretroviral. O sexo desprotegido também pode causar outras doenças, como o HPV. Hoje temos um grande número de portadores de HPV, além da AIDS e da sífilis”.

A coordenadora ressalta que, caso a pessoa apresente verrugas, corrimento ou ferida nos órgãos genitais, é necessário procurar atendimento médico. “É importante procurar a Unidade Básica de Saúde mais próximo, pois os médicos e enfermeiros estão preparados para receber os pacientes e detectar essas DSTs o quanto antes, pois, se uma pessoa tem uma DST, ela corre o risco de contrair o HIV com mais facilidade”.

Márcia Beatriz afirma que para evitar a contração de DTSs é necessário o uso do preservativo. “É importante usar o preservativo e se testar com frequência. Caso a pessoa queira ter um relacionamento onde haverá confiança entre os dois, é recomendado que façam o teste antes de iniciarem as relações sexuais”.

A coordenadora convida toda a população para a realização de testes. “O teste rápido é bastante simples e o resultado entregue na hora. Esse exame tira o peso daquela pessoa que está em dúvida, portanto, não fique em dúvida, faça o teste”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: