Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Conselho de Patrimônio Histórico autoriza restaurações no Palácio dos Ferroviários

qui, 28 de abril de 2016 08:16

Da Redação

Prédio não recebia nova pintura desde o ano de 2005

A prefeitura está realizando, durante esse mês, restaurações no Palácio dos Ferroviários. A ação foi autorizada pelo Conselho de Patrimônio Histórico, que é responsável pelos imóveis tombados do município.

De acordo com Lúcia de Araújo, presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, dentre as funções do conselho estão: a elaboração de políticas públicas relacionadas ao patrimônio cultural e artístico do município e a análise de projetos de restauração de bens tombados. “Todos os assuntos relacionados a bens culturais da cidade devem passar pelo crivo do conselho, que pode deliberar ou não os projetos. Caso seja necessário, solicitamos o laudo técnico do arquiteto, mas, se for uma restauração simples, liberamos de imediato”.

Serviço de pintura deve ser concluído na próxima semana

Serviço de pintura deve ser concluído na próxima semana

 

A presidente afirma que o prédio não passava por restaurações desde o ano de 2005. “Estávamos discutindo há algum tempo as condições de conservação do Palácio dos Ferroviários, pois desde a inauguração da última reforma, não havia sido realizada nenhuma outra intervenção. Entendemos então, que havia a necessidade de restaurar a pintura, que estava danificada e fazer alguns pequenos ajustes, com o objetivo principal de preservar o prédio”.

Segundo a coordenadora, foi realizado um levantamento histórico para que a tinta utilizada seja da mesma cor que a original. “As pessoas têm nos questionado, afirmando que há diferença entre a nova cor e a antiga, porém, a pintura antiga foi degrada com o tempo. Estamos seguindo o mesmo padrão de cores, para manter a cor original do Palácio dos Ferroviários”.

A expectativa é que o serviço de pintura seja finalizado na próxima semana. “Receberemos a Tocha Olímpica nos próximos dias, o que contribuiu para que acelerássemos esse processo de restauração. O serviço não é terceirizado e está sendo realizado com mão-de-obra própria do município”.

Durante a restauração, a equipe também procede aos serviços de troca de iluminação e conservação de jardinagem. “Os cuidados com o jardim são realizados semanalmente. Além disso, todas as lâmpadas da parte externa do Palácio dos Ferroviários serão substituídas por iluminação de LED”.

Outra novidade é o posicionamento dos mastros na área externa do prédio. “A prefeitura consultou o conselho para verificar se os mastros poderiam ser instalados onde a população pudesse ver o pavilhão das bandeiras. O conselho aprovou desde que os mastros não fossem instalados de forma que cobrisse a fachada do prédio”.

Lúcia de Araújo ressalta que existe um decreto do Governo Federal que exige o hasteamento das bandeiras nas sedes dos municípios diariamente. “Colocamos quatro mastros para que pudéssemos hastear a bandeira nacional, a estadual, a municipal e a bandeira olímpica, durante a passagem da tocha. Além disso, haverá iluminação nos mastros das bandeiras”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: