Conselho de Patrimônio Histórico autoriza restaurações no Palácio dos Ferroviários
qui, 28 de abril de 2016 08:16Da Redação
Prédio não recebia nova pintura desde o ano de 2005
A prefeitura está realizando, durante esse mês, restaurações no Palácio dos Ferroviários. A ação foi autorizada pelo Conselho de Patrimônio Histórico, que é responsável pelos imóveis tombados do município.
De acordo com Lúcia de Araújo, presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, dentre as funções do conselho estão: a elaboração de políticas públicas relacionadas ao patrimônio cultural e artístico do município e a análise de projetos de restauração de bens tombados. “Todos os assuntos relacionados a bens culturais da cidade devem passar pelo crivo do conselho, que pode deliberar ou não os projetos. Caso seja necessário, solicitamos o laudo técnico do arquiteto, mas, se for uma restauração simples, liberamos de imediato”.

Serviço de pintura deve ser concluído na próxima semana
A presidente afirma que o prédio não passava por restaurações desde o ano de 2005. “Estávamos discutindo há algum tempo as condições de conservação do Palácio dos Ferroviários, pois desde a inauguração da última reforma, não havia sido realizada nenhuma outra intervenção. Entendemos então, que havia a necessidade de restaurar a pintura, que estava danificada e fazer alguns pequenos ajustes, com o objetivo principal de preservar o prédio”.
Segundo a coordenadora, foi realizado um levantamento histórico para que a tinta utilizada seja da mesma cor que a original. “As pessoas têm nos questionado, afirmando que há diferença entre a nova cor e a antiga, porém, a pintura antiga foi degrada com o tempo. Estamos seguindo o mesmo padrão de cores, para manter a cor original do Palácio dos Ferroviários”.
A expectativa é que o serviço de pintura seja finalizado na próxima semana. “Receberemos a Tocha Olímpica nos próximos dias, o que contribuiu para que acelerássemos esse processo de restauração. O serviço não é terceirizado e está sendo realizado com mão-de-obra própria do município”.
Durante a restauração, a equipe também procede aos serviços de troca de iluminação e conservação de jardinagem. “Os cuidados com o jardim são realizados semanalmente. Além disso, todas as lâmpadas da parte externa do Palácio dos Ferroviários serão substituídas por iluminação de LED”.
Outra novidade é o posicionamento dos mastros na área externa do prédio. “A prefeitura consultou o conselho para verificar se os mastros poderiam ser instalados onde a população pudesse ver o pavilhão das bandeiras. O conselho aprovou desde que os mastros não fossem instalados de forma que cobrisse a fachada do prédio”.
Lúcia de Araújo ressalta que existe um decreto do Governo Federal que exige o hasteamento das bandeiras nas sedes dos municípios diariamente. “Colocamos quatro mastros para que pudéssemos hastear a bandeira nacional, a estadual, a municipal e a bandeira olímpica, durante a passagem da tocha. Além disso, haverá iluminação nos mastros das bandeiras”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Empresa anuncia aquisição bilionária em Minas sex, 2 de outubro de 2026
- Agro em Ação reúne mais de 8 mil participantes e amplia voz do produtor rural em Minas Gerais sex, 2 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES 2026: Títulos podem ser consultados por meio da Justiça Eleitoral sex, 2 de outubro de 2026
- Ação conjunta de forças policiais recupera carro furtado com acusado preso sex, 2 de outubro de 2026
- Bairro Vieno ganhará unidade de saúde com investimento de R$ 2,44 milhões sex, 2 de outubro de 2026
- Transporte coletivo será gratuito no domingo das eleições sex, 2 de outubro de 2026
- Eleições 2026: Araguari tem 90 mil eleitores aptos a votar sex, 2 de outubro de 2026
- Vereador Guilherme Santana solicita fisioterapeutas em todas as UBSFs do município sex, 2 de outubro de 2026
- Entrega das urnas para o primeiro turno das eleições começa hoje em Araguari sex, 2 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 2 DE OUTUBRO sex, 2 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...