Sintespa confirma pagamento de retroativo a agentes de saúde
sex, 6 de novembro de 2015 08:00Da Redação
Direitos foram conquistados por meio de intervenção judicial
A lei municipal que determina o piso salarial no valor de R$ 1.014 para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias cuja jornada é de 40 horas semanais, foi aprovada em novembro de 2014, seguindo a determinação nacional.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados em Serviços Públicos Municipais de Araguari (Sintespa), Ana Maria Braga, os servidores não receberam a diferença salarial entre os meses do segundo semestre de 2014. Diante dos transtornos e da reivindicação da classe, composta por aproximadamente duzentos profissionais, o sindicato entrou com uma ação contra a prefeitura no mês de setembro. Em audiência, na Segunda Vara do Trabalho, nesta terça-feira, 3, foi acordado que a administração municipal irá conceder o pagamento aos funcionários no início de 2016.

Município disponibiliza a população o trabalho de aproximadamente duzentos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias
“O pagamento de 900 reais aos agentes será dividido em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março com o desconto de 72 reais referente ao FGTS”, explicou a presidente.
Além do apoio do vice-presidente do Sintespa, vereador Sebastião Joaquim Vieira “Tiãozinho do Sindicato” (PRP), a audiência contou com a presença do diretor do Sintespa Adriano Simão Borges, dos advogados Gustavo Alves do Nascimento e Bruno César Peixoto Alves, e da servidora Sílvia Patrícia Rodrigues Petruco Oliveira.
É lei
A jornada de trabalho de 40 horas exigida para garantia do piso salarial está prevista na Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014. O trabalho deverá ser integralmente dedicado a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos respectivos territórios de atuação, segundo as atribuições previstas na lei, que pode ser lida na íntegra através do site: www.saude.gov.br.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Essa categoria tem direito ao 14º salário, resta saber se será pago aos servidores ou repassados para instituição representativa da classe, algumas prefeituras afora tiveram que pagar aos servidores acs e ace esse direito. Agora é lei o piso deve se adequar 1.014,00, jornada de 40 horas.