Agentes de endemia realizam ações de prevenção no Aeroporto “Santos Dumont”
sáb, 22 de agosto de 2015 08:45Da Redação
Foram recolhidos diversos materiais propícios para criadouro do mosquito da dengue
O departamento de Zoonose da secretaria de Saúde realizou, nessa quinta-feira, 20, uma ação de prevenção à dengue no Aeroporto “Santos Dumont”.
De acordo com o coordenador do departamento de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde, Wellington Colenghi, esse é um trabalho de rotina que acontece a cada 40 dias úteis. “Nossa equipe fez uma visita ao aeroporto e recolheu diversos materiais como latas, garrafas e outros, que são propícios para a procriação do mosquito”.

Quantidade de materiais recolhidos preencheu veículo da equipe
O coordenador comenta que a maior parte dos materiais foi encontrada perto de residências localizadas no entorno do aeroporto. “Muitas vezes os moradores das casas que fazem divisa com o local descartam o lixo no terreno. É um hábito que, infelizmente, muitos ainda mantêm”.
Segundo o coordenador, nas épocas de chuva, esses materiais descartados viram criadouros de larvas do Aedes aegypti. “O local estava bastante sujo, mas, ao invés de ter essa atitude, as pessoas deveriam descartar o lixo corretamente. O sistema de coleta do município é eficiente e passa nas residências ao menos três vezes por semana”.
Colenghi acrescenta que nos períodos de seca os criadouros diminuem. “O trabalho é realizado o ano inteiro, mas temos poucos registros nessa época. Quando aparecem notificações, são, no máximo, uma ou duas por semana”.
O coordenador comenta que ainda é comum encontrar lixo nos quintais de residências. “Muitos moradores não acatam as orientações, mas é importante pensar antes de praticar essa atitude. Algumas pessoas pensam que a dengue é apenas uma febre, com dores de cabeça, mas é uma doença séria e que pode levar a óbito. É necessário que os moradores pensem em sua própria saúde e na de seus vizinhos, pois se uma pessoa tem essa atitude, pode infectar um quarteirão inteiro”.
Prevenção
Para evitar a doença, é necessário que os moradores mantenham a caixa d’água sempre fechada; removam folhas e galhos das calhas, impedindo o acúmulo de água; não deixem a água das chuvas acumuladas nas lajes; lavem semanalmente tanques utilizados para armazenar água; mantenham barris e tonéis tampados; encham de areia os pratinhos de vasos de planta; guardem garrafas de cabeça para baixo; guardem pneus sem água e abrigados da chuva; coloquem o lixo em sacos plásticos; mantenham a tampa das lixeiras fechadas e não joguem lixos nos terrenos baldios.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Arrecadação cresce em Minas seg, 16 de março de 2026
- SESI inaugura nova unidade em Extrema no Sul de Minas seg, 16 de março de 2026
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...