Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais notifica proprietários de terrenos baldios

qua, 4 de fevereiro de 2015 00:51

Mais de 130 avisos foram entregues apenas em janeiro

Os terrenos que não recebem limpeza podem atrair ratos, baratas e cobras. Foto: Gazeta do Triângulo

Os terrenos que não recebem limpeza podem atrair ratos, baratas e cobras. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – A secretaria de Serviços Urbanos e Distritais está realizando, desde novembro do ano passado, a notificação de proprietários de terrenos baldios. A falta de limpeza nos locais tem gerado grandes problemas para os moradores.

De acordo com o secretário Humberto Merola Júnior, a prefeitura está solicitando a limpeza e a manutenção dos locais. “A medida está sendo efetiva em grande parte dos terrenos. Muitos proprietários têm procurado a secretaria”.

Merola acrescenta que os proprietários que não realizarem a limpeza, podem ser multados. “A princípio, a multa pode ser de 1% do valor venal do imóvel, ou seja, o valor cadastrado na prefeitura”. As notificações são realizadas por bairros e, em janeiro, cerca de 130 proprietários receberam a advertência. “Fizemos o trabalho nos bairros Santa Helena, Sibipiruna e agora no Santiago. Apenas no Sibipiruna foram 54 lotes”. Apesar de executarem o trabalho por setores, a secretaria também notifica de acordo com as reclamações. “Muitos moradores reclamam sobre o mato alto, ratos, baratas e cobras”.

O secretário comenta que a limpeza de um terreno pode custar até R$ 100,00. “O proprietário pode contratar uma máquina, que deve fazer a limpeza em até uma hora, evitando esse caos que está o município”. Segundo o secretário, a situação é crítica e deve piorar com as chuvas. “Em alguns terrenos o mato chega a três metros de altura e com o período chuvoso ele cresce ainda mais rapidamente. As pessoas precisam se conscientizar e limpar logo”.

Outro problema identificado pela secretaria é o despejo de entulho proveniente de construções. “Muitos proprietários estão construindo casas e jogam o lixo nos terrenos de outras pessoas, passando a responsabilidade para eles. Se o dono do terreno descobrir de qual construção veio o entulho, nós podemos mandar um fiscal, notificar o responsável e dar um prazo de 48 horas para retirar o lixo”.

A recomendação é que todos os proprietários cerquem os lotes vagos e construam a calçada. “Se todos fizessem o cercamento e a calçada, a realidade seria outra, pois as pessoas não vão pular os muros para jogar o entulho”.

O secretário afirma que a resistência dos proprietários ainda é grande. “Cerca de 20% das pessoas notificadas não limpam o terreno. A solução será iniciar o processo de multas, que até hoje não foi feito em Araguari. Vamos marcar uma reunião com a procuradoria do município e decidir como essa multa poderá seraplicada. A expectativa é muito positiva”.

1 Comentário

  1. luciano disse:

    Isto é um problema terrível, até mesmo porque muitos não respeitam nada, onde é jogado grande quantidade de entulhos, o pior é que já não é jogado nos lotes e sim está sendo jogado nas vias públicas, lembro de quando Miguel de Oliveira criou não sei se uma Resolução de emplacamento dos veículos de tração animal, isto facilitaria mais na punição destes ditos “porcos”. Ah sim, o que a cidade está fazendo quanto a gastos de água?

Deixe seu comentário: