Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Chuva inunda residências no bairro Jóquei Clube

qua, 11 de dezembro de 2013 02:37

DA REDAÇÃO – Moradores da rua Cascalho Rico passaram por um verdadeiro apuro no princípio dessa semana. Apesar de nenhum registro de temporal, as chuvas foram suficientes para inundar diversas residências no bairro Jóquei Clube. Em uma delas, vários móveis e eletrodomésticos foram atingidos pela água.

Segundo os moradores, o incidente pode ter sido propiciado por uma falha no sistema de escoamento da via, que não comportou o volume acumulado. A suspeita de falha no sistema foi confirmada minutos depois pelas equipes do 53º Batalhão de Polícia Militar, após comparecerem ao local. Na última segunda-feira, 9, ocorrências semelhantes também foram registradas em plena região central, com vários pontos de alagamento.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o secretário executivo de Defesa Civil, Adaílton Ferreira de Carvalho, atribuiu as inundações à quantidade de materiais acumulados em bueiros da cidade.

“Estamos projetando o plano de contingência e alerta para que situações como essa sejam prevenidas. Conforme informação do serviço de Obras, a limpeza dos bueiros continua sendo promovida em diversos pontos do município e, acredito que a quantidade de entulho e lixo nesses locais foram os principais fatores para os alagamentos. Nesta quarta-feira, 11, nos reuniremos com todas as secretarias que se comprometeram em auxiliar para solucionar o quadro”, declarou o especialista.

Conforme apurou a reportagem, o plano de alerta consiste em informações oferecidas pela estação meteorológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e repassadas via SMS pela Defesa Civil para os residentes em locais de risco. O cadastramento das pessoas é promovido com apoio de funcionários da secretaria de Trabalho e Ação Social.

Para Adailton de Carvalho, que também é assessor especial de Transporte Público da secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), o apoio e participação dos moradores são fundamentais para o sucesso da proposta.

“Estamos aguardando para concretizar o projeto preventivo. É preciso um encontro ao menos com os presidentes de associações de bairros para explicarmos diretamente a iniciativa. A própria reclamação dos moradores nos direciona ainda mais sobre os principais locais a serem tratados. Certamente, a atenção da população quanto aos lixos e entulho nas ruas também é crucial para nossas ações”, completou.

Devem participar do encontro dessa quarta-feira as pastas de Serviços Urbanos, Obras e Settrans. Recentemente, o Corpo de Bombeiros garantiu a segurança do córrego Brejo Alegre diante do risco de vazão de água sob a avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: