Prefeitura reforça descarte correto de pneus e alerta para riscos ambientais
qua, 6 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Descarte irregular pode gerar riscos à saúde e multas ambientais.
A Prefeitura de Araguari, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Distritais e de Meio Ambiente, reforça à população a importância do descarte correto de pneus, prática essencial para a preservação ambiental e a proteção da saúde pública.
O descarte irregular de pneus é proibido e configura infração ambiental, podendo gerar multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme previsto no artigo 62 do Decreto Federal nº 6.514/2008. Além de causar danos ao meio ambiente, pneus descartados de forma inadequada acumulam água parada, tornando-se criadouros do mosquito transmissor da dengue, aumentando o risco de doenças.
Como alternativa adequada, o município disponibiliza um ecoponto para o recebimento desse material. O local está situado na Rua João Rodrigues da Cunha, ao lado do Cemitério Park, no bairro Parque dos Verdes, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A Prefeitura também realiza a destinação correta por meio da logística reversa. Após o descarte no ecoponto, os pneus são recolhidos por empresa especializada, responsável pelo transporte até indústrias de reaproveitamento, como cimenteiras. Nesses locais, o material é reutilizado na produção de novos itens, como tapetes e outros derivados, contribuindo para a sustentabilidade. Em média, é destinada uma carga mensal, com volume entre 20 e 30 toneladas.
O prefeito Renato Carvalho destacou a importância da conscientização da população. “Cuidar da nossa cidade é um compromisso coletivo. Quando cada cidadão faz a sua parte, garantimos mais qualidade de vida, preservação ambiental e proteção à saúde de todos.”
O vice-prefeito Wesley Marcos Lucas de Mendonça reforçou o trabalho conjunto da gestão. “A Prefeitura tem investido em estrutura e ações efetivas, como o ecoponto e a logística reversa, mas é fundamental que a população utilize esses serviços de forma consciente.”
O secretário de Meio Ambiente, Gilmar Chaves, ressaltou os impactos ambientais. “O descarte irregular de pneus gera sérios prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. Por isso, orientamos a população a utilizar os locais corretos, contribuindo para uma cidade mais limpa e sustentável.”
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (34) 3690-3115.
A Prefeitura de Araguari reforça que manter a cidade limpa é responsabilidade de todos e orienta a população a utilizar os locais adequados para o descarte de resíduos.

Foto 2: Logística reversa garante reaproveitamento sustentável do material.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...