CANTINHO DO MARIO – 01 DE NOVEMBRO
sáb, 1 de novembro de 2025 10:25
O IMPÉRIO DAS AMAZONAS
A lenda das Amazonas surgiu da mitologia grega e foi associada à descoberta de mulheres guerreiras por exploradores espanhóis no Brasil. A lenda grega se refere a um povo de mulheres guerreiras na Ásia Menor, e a associação com o Brasil ocorreu quando o explorador Francisco de Orellana relatou ter lutado contra mulheres indígenas que o atacaram com flechas — o que o levou a nomear o rio onde elas estavam de “Rio das Amazonas” (Google).
Estamos vivendo uma transição planetária, onde parece estar tudo de cabeça para baixo: chove onde nunca choveu, faz frio no fim da primavera. Venho observando o empoderamento feminino, que cresce a olhos vistos. Se prestarem atenção, de cada dez carros que passam à nossa frente, sete são dirigidos por mulheres. Vamos à academia: há mais mulheres do que homens. Elas estão dominando as vagas nas universidades, por ocasião dos vestibulares, e assim por diante.
Lugares onde preponderava o sexo masculino estão tomados por mulheres. Este é um fenômeno mundial, com exceção de alguns países asiáticos que ainda as seguram a ferro e fogo. Aí perguntaremos: por que essa transformação? É simples — as mulheres são mais organizadas que os homens, mais disciplinadas, têm mais perseverança e são mais solidárias. É lógico que ainda existem algumas que não acordaram, estão na contramão do movimento.
No que tange aos seus direitos, já tiveram inúmeras vitórias, mas não descansarão enquanto não tiverem o domínio total da situação. Um dos exemplos dessa luta é a Lei Maria da Penha. E pensar que, há alguns anos, não podiam votar e seus direitos eram paralelos aos dos índios!
Está havendo uma transformação fantástica em nossa sociedade: as mulheres já pilotam jatos Jumbo, estão ao lado dos homens nas forças armadas, voam para o espaço em missões da NASA — e vai por aí afora. Foi-se o tempo em que as mulheres só tinham dois direitos: “esquentar o umbigo no fogão e esfriar no tanque.”
A ciência “masculina” dizia que o cérebro feminino era limitado e inferior ao masculino, mas hoje estamos vendo que o que faltava era oportunidade. É lógico que o organismo feminino é mais débil que o masculino; o homem tem força física superior, mas isso se deve às condições do ambiente em que vivíamos — o homem era o provedor, e era preciso que fosse mais robusto para defender sua família dos perigos lá de fora.
Hoje vivemos tempos diferentes: é a era do espírito, e as mulheres estão mostrando que têm o espírito mais forte, são mais sensíveis e têm menos tendência à violência. Prova disso é que as igrejas de todos os segmentos religiosos estão repletas de mulheres, enquanto os homens viajam por outros rumos. Nas campanhas de beneficência, são elas que puxam o cordão, que dão início às campanhas e mostram o verdadeiro sentimento de solidariedade que deve reger toda sociedade.
Por essa e por muitas outras razões, cheguei à conclusão de que essa transição que estamos vivendo parte da vontade de Deus, que já percebeu que deixar este mundo nas mãos dos homens é uma perda de tempo. Agora Ele vai experimentar as mulheres: chegou o momento do império das Amazonas — só que, com o poder, vem a responsabilidade. Breve os homens colocarão a coroa na cabeça de Hipólita.
Eu boto fé nas meninas, mas o futuro a Deus pertence.
MÁRIO FERREIRA.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
