Deputado Raul Belém viabiliza vinda de curso de Agronomia para Araguari
ter, 5 de novembro de 2024 08:07Da Redação

Legenda: A duração do curso é de, em média, cinco anos, divididos em dez semestres
A previsão é que o curso comece no próximo ano
Na manhã desta segunda-feira, 4, o deputado Estadual Raul Belém (Cidadania) se reuniu com representantes de entidades, na sede da Coocacer, para discutir a implantação do curso de Agronomia na Universidade Estadual de Minas Gerais. A UEMG, inaugurada na cidade no ano de 2023, já conta com o curso de Direito e está instalada nas dependências da Escola Estadual Raul Soares.
Com Araguari sendo uma das cidades do país mais importantes e ricas do agronegócio, o curso vem enriquecer ainda mais a cidade, além de gerar capacitação e oportunidade, formando mãos de obras para essa área de grande progresso e amplo desenvolvimento.
O documento foi assinado pelas autoridades e será levado às mãos do governador Romeu Zema e também da reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, para ser aprovado e, se possível, já iniciado em 2025.
A agronomia no Brasil enfrenta uma série de tendências e desafios que moldam o cenário agrícola do país. Estas tendências refletem uma busca contínua por maior eficiência, sustentabilidade e adaptação às mudanças ambientais e de mercado. A Agricultura de Precisão está revolucionando a maneira como os agricultores gerenciam suas terras. O uso de tecnologias como GPS, drones e sensores permite um manejo mais eficiente de culturas, com otimização de insumos, redução de custos e aumento da produtividade.
O curso
Agronomia é uma área multidisciplinar das ciências agrárias que se dedica ao estudo e ao manejo dos recursos naturais para a produção de alimentos, fibras, biocombustíveis e outros produtos de origem vegetal. Os agrônomos aplicam conhecimentos de biologia, química, física, matemática e ciências sociais para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola, buscando aumentar a produtividade, reduzir os impactos ambientais e garantir a segurança alimentar. Eles podem trabalhar em diversas áreas, incluindo agricultura, agroindústria, pesquisa, consultoria, extensão rural e desenvolvimento de políticas agrícolas. O curso prepara os alunos para atuarem no manejo e na produção agrícola.
O agrônomo é um profissional especializado em ciências agrárias e pode trabalhar em uma variedade de setores e ambientes, contribuindo para o avanço da agricultura e do desenvolvimento rural. Na agricultura, o trabalho envolve a produção direta, ajudando a maximizar colheitas, controlar indiretamente e doenças, gerenciar o solo e adotar práticas sustentáveis. Na pesquisa e desenvolvimento, a atuação ocorre em universidades e centros de pesquisa para criar novas técnicas, melhorar a qualidade das culturas e desenvolver novos produtos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa qui, 4 de dezembro de 2025
- Caxambu adota carruagens elétricas qui, 4 de dezembro de 2025
- Saúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025 qui, 4 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente realiza formatura do Progea para alunos do Colégio Tiradentes qui, 4 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 4 DE DEZEMBRO qui, 4 de dezembro de 2025
- Incêndios em dois veículos mobilizam Corpo de Bombeiros em Araguari qui, 4 de dezembro de 2025
- Alunos da rede municipal participam do Concurso Scratch – Meio Ambiente em Códigos qui, 4 de dezembro de 2025
- Eleição da Liga Araguarina acontece no dia 15 com duas chapas na disputa qui, 4 de dezembro de 2025
- Boa Esporte de Ituiutaba está de volta à segunda divisão do futebol mineiro qui, 4 de dezembro de 2025
- Uberlândia: Dmae realiza leilão on-line de bens inservíveis e sucateados; lotes a partir de R$ 300 qui, 4 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
