Deputado Raul Belém viabiliza vinda de curso de Agronomia para Araguari
ter, 5 de novembro de 2024 08:07Da Redação

Legenda: A duração do curso é de, em média, cinco anos, divididos em dez semestres
A previsão é que o curso comece no próximo ano
Na manhã desta segunda-feira, 4, o deputado Estadual Raul Belém (Cidadania) se reuniu com representantes de entidades, na sede da Coocacer, para discutir a implantação do curso de Agronomia na Universidade Estadual de Minas Gerais. A UEMG, inaugurada na cidade no ano de 2023, já conta com o curso de Direito e está instalada nas dependências da Escola Estadual Raul Soares.
Com Araguari sendo uma das cidades do país mais importantes e ricas do agronegócio, o curso vem enriquecer ainda mais a cidade, além de gerar capacitação e oportunidade, formando mãos de obras para essa área de grande progresso e amplo desenvolvimento.
O documento foi assinado pelas autoridades e será levado às mãos do governador Romeu Zema e também da reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, para ser aprovado e, se possível, já iniciado em 2025.
A agronomia no Brasil enfrenta uma série de tendências e desafios que moldam o cenário agrícola do país. Estas tendências refletem uma busca contínua por maior eficiência, sustentabilidade e adaptação às mudanças ambientais e de mercado. A Agricultura de Precisão está revolucionando a maneira como os agricultores gerenciam suas terras. O uso de tecnologias como GPS, drones e sensores permite um manejo mais eficiente de culturas, com otimização de insumos, redução de custos e aumento da produtividade.
O curso
Agronomia é uma área multidisciplinar das ciências agrárias que se dedica ao estudo e ao manejo dos recursos naturais para a produção de alimentos, fibras, biocombustíveis e outros produtos de origem vegetal. Os agrônomos aplicam conhecimentos de biologia, química, física, matemática e ciências sociais para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola, buscando aumentar a produtividade, reduzir os impactos ambientais e garantir a segurança alimentar. Eles podem trabalhar em diversas áreas, incluindo agricultura, agroindústria, pesquisa, consultoria, extensão rural e desenvolvimento de políticas agrícolas. O curso prepara os alunos para atuarem no manejo e na produção agrícola.
O agrônomo é um profissional especializado em ciências agrárias e pode trabalhar em uma variedade de setores e ambientes, contribuindo para o avanço da agricultura e do desenvolvimento rural. Na agricultura, o trabalho envolve a produção direta, ajudando a maximizar colheitas, controlar indiretamente e doenças, gerenciar o solo e adotar práticas sustentáveis. Na pesquisa e desenvolvimento, a atuação ocorre em universidades e centros de pesquisa para criar novas técnicas, melhorar a qualidade das culturas e desenvolver novos produtos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- PROJETO DE LEVI SIQUEIRA ENDURECE CONTROLE SOBRE COMÉRCIO DE SUCATAS E MIRA FURTO DE CABOS EM ARAGUARI qua, 6 de maio de 2026
- Polícia Militar trabalhou em dois homicídios tentados no final de semana qua, 6 de maio de 2026
- Polícia Militar lança Campanha Maio Amarelo no estado de Minas Gerais qua, 6 de maio de 2026
- Fumacê contra dengue e projeto para garantir prioridade a pacientes com fibromialgia são destaques de requerimentos de Alex Peixoto qua, 6 de maio de 2026
- Araguari conquista vice-campeonato nacional no voleibol Sub-19 e reforça destaque no esporte de base qua, 6 de maio de 2026
- Câmara realiza primeira sessão de maio com destaque para saúde pública e transporte universitário qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura reforça descarte correto de pneus e alerta para riscos ambientais qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura de Cascalho rico intensifica campanha de vacinação contra a brucelose em propriedades rurais qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura de Estrela alcança marca de cinco pontes recuperadas e intensifica obras de infraestrutura rural qua, 6 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 6 DE MAIO qua, 6 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
