Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura firma convênio com presídio para prestação de serviços dos detentos

sex, 12 de maio de 2023 08:04

Da Redação

O grande objetivo da reunião foi tratar sobre a capacitação dos detentos

Realizar algum tipo de trabalho é fundamental para o detento por vários motivos, dentre eles, estão: evita os efeitos corruptores do ócio, colaborando para conter a ordem; ajuda a conservar o equilíbrio orgânico e psíquico; contribui para a formação da personalidade; ajuda o detento no processo de ressocialização, depois que cumprir sua pena.

No dia 10, o secretário de Administração, José Donizetti Luciano; o secretário de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo e o subsecretário de Administração, Silvio Marques receberam o diretor geral do departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado e sua comissão. A finalidade do encontro foi alinhar o convênio com o município para o início dos trabalhos, utilizando mão de obra dos detentos da instituição prisional.

Segundo a prefeitura, essa parceria visa aumentar a produção de hortaliças, trabalho esse que já acontece no presídio. Todavia, o grande objetivo da reunião foi tratar sobre a estruturação do presídio e a capacitação dos detentos, para que possam fabricar fraldas infantis e geriátricas, e absorventes. Esses produtos serão destinados para a população carente, creches, hospitais e instituições de longa permanência.

É importante mencionar que, através do trabalho realizado, os presos asseguram a redução da pena, pois a cada três dias trabalhados, um é remido da condenação. A remição pelo trabalho é um direito de quem cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto. Além disso, a prefeitura conseguirá economizar com a mão de obra, podendo investir em outras ações.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a Polícia Penal, pois, além de contribuir com a reeducação social dos reclusos, vamos absorver toda a produção para reverter às pessoas que mais necessitam”, pontuou o secretário Paulo Apóstolo.

Ontem, 11, a reportagem da Gazeta entrevistou o secretário de Trabalho e Ação Social para saber quando esse convênio será efetivado. “Nós batemos o martelo, esse convênio vai acontecer. Nesse momento, falta a parte documental, processual, a elaboração desse convênio. Acredito que nos próximos 15 dias, já tenhamos terminado esse convênio e depois partiremos para a parte operacional”, explicou Paulo Apóstolo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: