Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Eleições: aplicativo pardal recebe mais de 10 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular

qui, 15 de setembro de 2022 08:04

Da Redação

O aplicativo Pardal recebe queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas

Elaborado em 2014 pela Justiça Eleitoral com o objetivo de receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas, o aplicativo foi atualizado e voltou a funcionar em agosto para ajudar nas Eleições Gerais de 2022.

No dia 12 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que desde do dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal recebeu 10.870 denúncias de propaganda eleitoral irregular, vindas de todo o Brasil. Dentre as denúncias que o aplicativo recebe, estão: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.

O estado de Pernambuco foi onde os eleitores mais fizeram denúncias, com 1.511 registros até agora, seguido por São Paulo (1.311), Minas Gerais (1.195) e Rio Grande do Sul (1.086). Se os números forem analisados por região, o Sudeste lidera, com 3.590 denúncias, seguido pelo Nordeste (3.159), Sul (2.056), Centro-Oeste (1.275) e Norte (790).

Com relação aos cargos que disputam as eleições, grande parte das denúncias estão relacionadas às campanhas de deputado estadual (3.683), seguidas das de deputado federal (3.476), presidente (1.485) e governador (738).

É importante mencionar que, o Pardal é gratuito e pode ser baixado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível acompanhar as denúncias.

Ontem, 14, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o chefe do Cartório Eleitoral da 16ª zona, Fernando Guetti para saber como está o processo eleitoral no município. “As urnas eletrônicas já chegaram em Araguari e a partir da próxima semana começam os procedimentos oficiais. O processo eleitoral está bem tranquilo, com poucas denúncias e em tese os candidatos estão cumprindo as regras”, disse.

Fernando Guetti esclareceu que uma particularidade dessa eleição, assim como da eleição passada, foi a migração da propaganda eleitoral quase que exclusivamente para a internet, de modo especial para redes sociais. O material impresso pelos candidatos, que ficam espalhados nas vias públicas, diminuiu muito, com isso as denúncias também foram reduzidas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: