Araguari sedia reunião da FIEMG Regional Vale do Paranaíba sobre turismo e meio ambiente
sex, 24 de junho de 2022 11:24Da Redação
No dia 21 de junho, a FIEMG realizou uma reunião com empresários do turismo e entidades de classes, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA). A finalidade do encontro foi munir os empreendedores do turismo com informações sobre o desenvolvimento do setor, respeitando as condutas trazidas pelas leis ambientais.
Estavam presentes no encontro: o presidente da FIEMG Regional Vale do Parnaíba, João Pelegrini; o diretor da FIEMG Regional Vale do Parnaíba Mauro Cunha; o diretor da ACIA, Flávio Rosa; secretários municipais e representantes das esferas pública e privada do município. A reunião contou com 55 pessoas, com perspectiva de novos encontros neste formato no segundo semestre em 2022.
Araguari investe de maneira expressiva no turismo local, uma prova disso é o “inventário da oferta turística”, lançado em fevereiro deste ano em parceria com o SEBRAE. O inventário traz um balanço minucioso das ferramentas turística do município, como: identificação de atrativos; necessidade de infraestrutura; definição de possibilidades; serviços; desafios; entre outras comprovações para um planejamento que incentive e amadureça o turismo na cidade, criando, com isso, emprego e renda.
De acordo com o diretor da FIEMG, Mauro Cunha, o encontro se fez necessário, pois a instituição notou que muitos empresários do meio rural desejam investir ainda mais no setor e para isso precisam conhecer algumas normas.
Na reunião foram abordados diversos temas para que o investidor possa entender algumas peculiaridades sobre o Licenciamento Ambiental, o uso da água, entre outros.
Vale destacar, que o Corpo de Bombeiros também participou do encontro para esclarecer algumas dúvidas sobre as queimadas.
Mauro Cunha também informou que o foco da reunião foi apresentar formas de implementar o turismo, sem agredir o meio ambiente. Segundo o diretor da FIEMG, o turismo está ligado à indústria e por esse motivo a federação se preocupa tanto com o desenvolvimento do setor.
Os empresários que quiserem transformar o seu negócio em um ponto turístico, podem procurar a FIEMG para saber quais são os documentos necessários e também para obterem mais informações sobre o assunto.
“A ADESA, como uma agência de desenvolvimento, está com o braço forte ligado ao turismo. Em conversas com alguns proprietários de possíveis locais rurais para a exploração do turismo de natureza, constatamos que uma das deficiências que esses profissionais tinham era saber como proceder, com relação à questão ambiental. Em uma conversa com Mauro Cunha, ele disponibilizou os técnicos da FIEMG para virem para Araguari e assim esclarecerem essas questões”, disse a consultora da Agência de Desenvolvimento de Araguari (ADESA), Fernanda Debs.
“Com certeza o encontro veio esclarecer dúvidas de vários empreendedores que querem investir nessa área. Muitos se sentem perdidos, por isso, é o início de um trabalho que precisa ser continuado. As principais dúvidas sanadas foram em relação ao uso da água, construção de fossas e documentação. Por isso nós agradecemos ao Maurinho por liderar e realizar a reunião”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Fernandes.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...