Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura disponibiliza exames para gestantes no próximo sábado

sex, 25 de março de 2022 09:53

Da Redação

O teste de biologia molecular é capaz de identificar infecções sexualmente transmissíveis assintomáticas.

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 26, a coleta de material para testes de biologia molecular. As gestantes do município serão atendidas das 8h às 16h, na UBSF Maria Eugênia I, localizada na rua Boaventura Sobrinho, 130, bairro Chancia. O intuito é identificar o predomínio de determinadas infecções sexualmente transmissíveis (que em grande parte dos casos são assintomáticas) em gestantes com idades entre 15 e 49 anos. Dessa maneira será possível analisar a viabilidade de incorporação de métodos de diagnóstico dessas infecções por biologia molecular no Sistema Único de Saúde para o pré-natal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, esse projeto está sendo realizado em todo o país e somente 23 cidades foram contempladas, entre elas Araguari. Todas as Unidades Básicas de Saúde podem encaminhar as gestantes cadastradas para que possam fazer a coleta do material.

O diagnóstico molecular apresenta um elevado nível de sensibilidade e especificidade na investigação do ponto de interesse, ou seja, elabora resultados com alta precisão; sendo fundamental para o tratamento de infecções que podem provocar aborto, prematuridade, entre outros.

As gestantes terão acesso a testes de biologia molecular, que são importantes para fazer o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, por essa razão é de fundamental que elas compareçam no dia 26 de março, na UBSF Maria Eugênia I.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, esses exames são realizados apenas de forma particular e Araguari consegui trazer essas análises para que todas as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tivessem o acesso gratuito. A secretaria solicita que todas as gestantes, procurem a Unidade de Saúde para assegurar a realização da coleta.

É importante destacar, que os exames também podem ser feitos por gestantes que tenham feito o Papanicolau. Um dos grandes objetivos é detectar a presença de infecções sexualmente transmissíveis que são diagnosticadas somente por esses testes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: