Morte por suspeita de meningite aumenta a procura por vacinas
ter, 6 de maio de 2014 00:03ADRIANO SOUZA – A araguarina Maisa Cruvinel, de 20 anos, estudante de psicologia da UFU – Universidade Federal de Uberlândia faleceu no final da tarde desta sexta-feira, 2, com suspeita de meningite. Segundo informações obtidas pela reportagem da Gazeta do Triângulo, a jovem que residia em Uberlândia, veio para a casa dos pais ainda no feriado de quinta-feira, para passar o dia com a família, mas chegou sentindo fortes dores de cabeça, abdômen e dificuldades na visão.
A jovem passou pelo Pronto Socorro Municipal na quinta-feira sendo medicada. Ao retornar para casa passou mal durante toda a noite, e, na sexta-feira, quando houve uma piora em seu quadro clínico, foi encaminhada por familiares diretamente ao Hospital Santo Antônio. Sua entrada na UTI foi imediata, mas veio a falecer por volta das 16 horas.
A morte de Maisa Cruvinel com suspeita de meningite repetiu uma disputa por vacinas nas clínicas especializadas da cidade, assim como ocorreu em 2009, quando estudantes universitários tiveram suas mortes confirmadas por meningite meningocócica, fazendo com que a comunidade saísse à procura de vacinas e medicamentos na rede pública e em clínicas particulares do município.
Outra informação é que a dose da vacina — que foi vendida em 2009 por R$ 120, pode chegar à R$ 150, e os interessados devem entrar em uma fila para receber a medicação. No entanto, é preciso que as pessoas se orientem em relação ao tipo da doença que estão sendo imunizados. Sem a vacina, clínicas começam a distribuir uma senha, pois a quantidade não é suficiente para atender a procura.
O que é Meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningite. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.
Causas
A meningite pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, conseguindo, portanto, resistência à meningite. As crianças de 6 meses a um ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-lo. A meningite é uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente. Qualquer caso de meningite precisa ser comunicado às autoridades sanitárias, pelo médico ou pelo hospital onde o paciente está sendo tratado.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...


Minha filha teve meningite viral quando tinha 3 anos de idade,fomos dormir a noite,e estava tudo bem,por volta das 4 da manhã ela acordou com vômitos e dor de cabeça,fomos pro P.S e os vômitos persistiram mesmo com medicamentos,então ela foi encaminhada para o Hospital Santa Marta hoje UNIPAC,ela ficou internada durante 7 dias.Graças a Deus,Dr. Antonio Ferreira e Dr. Marcelo,minha filha foi curada e não teve sequelas.
UBERLANDIA TEM UMA EPIDEMIA DE MENINGITE. Principalmente a UFU. Minha filha estudante de direito faleceu dia 08.11.2014 com o mesmo diagnóstico.
Minha filha foi internada as 16.53horas do dia 01 de abril com suspeita de dengue veio a óbito as
02 horas do dia 02 de abril de 2015 portanto menos de 12 horas e minha filha tinha 16 amos cursava o terceiro no colégio museu Uberlândia MG FICO INDIGNADO POIS A SECRETARIA DE SAÚDE ATRAVÉS DE UM REPRESENTANTE PEDIATRA VEM NA TV FALAR QUE DEU TODO ASSISTÊNCIA A MEUS FAMILIARES E OUTROS ONDE VITORIA FREQUENTAVA
IGREJA,ESCOLA,CURSOS ONDE ELA PERMANECEU NO DIA 31 MARÇO DAS 12 HORAS ATE 22,30 HORAS SÓ DEPOIS DE 6 DIAS FORAM FAZER LOBE NA ESCOLA NO CURSO .QUE TINHA SAI DO O RESULTADO DA CAUSA MORTE DE VITORIA QUE MÃO ERA MENINGITE POIS TUDO BOATOS DOS FAMILIARES QUANDO SAIU O RESULTADO DE CONTRA PROVA NADA FALARÃO DOR SAUDADES E INDIGNADOS COM A SAÚDE PUBLICA OBRIGADO