Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Flexibilização da onda verde motiva maior número de pessoas nas ruas

ter, 20 de outubro de 2020 00:01

Da Redação

Desde o último sábado, 17, novas atividades comerciais foram flexibilizadas em Araguari. A medida está de acordo com o decreto municipal, que prevê o cumprimento dos protocolos alusivos à onda verde do plano Minas Consciente. Sendo assim, a reportagem verificou que maior número de pessoas e veículos foi visto nas ruas, principalmente em bares, restaurantes e similares, onde havia apresentações musicais ao vivo e entretenimento, como sinuca.

Filas continuam se formando em bancos e tem aumentado o movimento nas ruas da cidade

Filas continuam se formando em bancos e tem aumentado o movimento nas ruas da cidade

 

A liberação garante o funcionamento de outras atividades como produção teatral, musical e de dança e circo; cinemas, bibliotecas, museus, arquivos; além de feiras, congressos, exposições, serviços de colocação de piercings e tatuagens dentre outros. Além disso, está liberada a realização eventos e bufê. A situação também tem motivado a diminuição da média de isolamento social em Araguari, que nesta segunda-feira, 19, chegou a 36,99%. A tendência é de queda nos próximos dias.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, mesmo com liberação dos serviços, continuam valendo os protocolos de enfrentamento à covid-19. Diante disso, a pasta alerta para o cumprimento das recomendações como uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social que está mantido na cidade. Além disso, a orientação é de que os estabelecimentos também mantenham a higienização dos ambientes, além do distanciamento de mesas e evitem a aglomeração.

O alerta leva em consideração as notificações da doença na cidade, principalmente relacionadas a óbitos e internações.

A secretaria de Saúde registrou, ontem, mais dois óbitos confirmados para covid-19: os pacientes estavam hospitalizados na UPA e Santa de Misericórdia e possuíam 49 e 68 anos. No domingo, 18, outro óbito positivo já havia sido confirmado, referente a um paciente de 71 anos, que estava hospitalizado na rede privada e pertencia ao grupo de risco. Com isso, a cidade registra, agora, 88 mortes causadas pela doença e 4.133 casos positivos.

O número de internações também permanece alto: a taxa de ocupação de leitos de UTI continua em 100% desde a última sexta-feira, 16. Assim, 10 pacientes estão internados nos referidos leitos e outros 23 estão em enfermaria.

Em contrapartida, o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta para o registro de 4.108 casos confirmados e 488 pacientes em acompanhamento. O número de óbitos é menor: são 86 mortes e, segundo o informativo estadual, a cidade tem 3.534 pessoas recuperadas da doença.

 

 

Dados Estaduais

 

 

A Unidade da Federação (UFs) com o menor coeficiente de incidência é Minas Gerais, com 15,7 mil casos por milhão de habitantes. De acordo com o boletim da SES-MG, são 336.648 casos confirmados e 23.902 em acompanhamento. O número de óbitos chegou a 8.453 nesta segunda-feira. No total, Minas Gerais tem 304.293 pessoas recuperadas da doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: