Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Araguari ainda não aderiu ao Minas Consciente que foi reformulado pelo Governo do Estado

qui, 30 de julho de 2020 14:33

Da Redação

O município segue cumprindo a deliberação nº 17, que dispõe sobre as medidas emergenciais de restrição a determinados serviços e bens públicos

O município segue cumprindo a deliberação nº 17, que dispõe sobre as medidas emergenciais de restrição a determinados serviços e bens públicos

Atualmente, 291 municípios já aderiram ao Minas Consciente abrangendo 6.855.509 pessoas. Nesta quarta-feira, 26, o programa criado para orientar os municípios, visando a retomada segura das atividades econômicas, passou por uma reformulação. As mudanças acontecem depois de o estado receber sugestões de diferentes setores da sociedade por meio de uma consulta pública, que terminou semana passada.

De acordo com  o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), entre as mudanças anunciadas nesta quarta-feira, 29, está a alteração na divisão dos municípios, que atualmente são separados por 14 macrorregiões de saúde. Há ainda a possibilidade de reabertura das feiras livres, fechadas desde o início da pandemia da Covid-19. Nas últimas semanas, a obrigatoriedade de adesão ao programa devido a uma liminar, a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi alvo de questionamentos.

A determinação prevê que as prefeituras que não aderiram ao plano, cumpram normas de distanciamento social. Cabe ressaltar que, até o fechamento desta edição, Araguari ainda não havia definido se irá aderir ao programa. Em contato com a administração municipal, a reportagem foi informada de que as novas deliberações serão avaliadas e, posteriormente, será decidido se Araguari fará parte do programa. Sendo assim, o município continua cumprindo a Deliberação nº 17, do Comitê Extraordinário da Covid-19, que dispõe sobre as medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços e bens públicos.

Caso haja novas orientações sobre ao assunto, o Executivo ressaltou que a população será informada o mais rápido possível. Na cidade, o comércio está em funcionamento, com restrições de horários e proibição de acesso ao interior dos estabelecimentos. A medida, segundo o Executivo, pretende minimizar os impactos causados pela covid-19, que têm aumentado na cidade. Os dados epidemiológicos, que têm sido acompanhados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que já foram contabilizados 1.424 diagnósticos positivos da doença, além de 784 suspeitas.

O número de óbitos também vem crescendo na cidade: a pasta municipal informou a ocorrência de mais um óbito. O paciente do sexo masculino de 72 anos pertencia ao grupo de risco. Com mais esse registro, foram contabilizados 36 óbitos confirmados e outras três suspeitas. Quanto à taxa de ocupação de leitos, no município as internações chegam a 38 internações, sendo 11 em UTI e 27 em enfermaria. Além disso, o informativo contabiliza que Araguari tem 1.016 pessoas recuperadas da covid-19.

Apesar de ainda ser verificado o crescimento das notificações da doença, a velocidade de transmissão da covid-19 em alguns locais de Minas Gerais já apresenta regressão, segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Durante coletiva de imprensa ele ressaltou que no início – em março, essa velocidade estava em 4, o que significa que cada infectado transmitia para quatro pessoas e, atualmente varia entre 1,05 e 0,98. “Isso pode mostrar que estamos em um estado de estabilização e tivemos até momentos de regressão da epidemia”, declarou.

Outro fator apontado por Amaral como indicativo de estabilidade é a demanda por internações. Como exemplo, o secretário citou o número de leitos de UTI disponíveis hoje, 3.655, com ocupação de 67,12%. Há 15 dias, quando havia 3.457 vagas, a ocupação era de 70%. “A demanda por internação tem se mantido basicamente a mesma, e o que esse aumento de leitos nos trouxe, efetivamente, foi uma redução da ocupação com o aumento da capacidade assistencial do Estado”, explicou.

No total, Minas registrou 119.394 casos confirmados e 2.608 óbitos por covid-19. Além disso, 26.991 pessoas estão em acompanhamento e em todo estado foi contabilizada a recuperação de 89.795 pacientes. Belo Horizonte é apontada como a cidade do Estado que mais tem casos de covid-19: ao todo, são 17.715 registros e 482 mortes. Apenas 55 municípios mineiros não registram nenhum caso da doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: