Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Número de óbitos relacionados à covid-19 aumenta em Araguari

sáb, 4 de julho de 2020 15:52

Da Redação

O boletim estadual mostra que a principal curva de crescimento da doença ocorreu nos últimos 30 dias

O boletim estadual mostra que a principal curva de crescimento da doença ocorreu nos últimos 30 dias

Araguari já contabiliza 578 casos confirmados e 528 suspeitas, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde que foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 3. A pasta informou a ocorrência de mais um óbito confirmado para covid-19, que aconteceu no último dia 2. O paciente, do sexo masculino, tinha 48 anos. Além disso, é importante ressaltar que na cidade ainda houve notificação de outras duas mortes com diagnósticos positivos, registrados nas datas de 20 de junho e 2 de julho, porém, os pacientes são residentes de Monte Carmelo e Cascalho Rico, respectivamente.

Diante disso, estão confirmadas, em Araguari, oito mortes causadas pela doença. Outros quatro registros seguem em investigação e, quanto ao número de internações, o boletim municipal aponta para 40 pessoas em leitos de UTI e enfermaria. Em contrapartida, os dados ainda divergem das informações divulgadas nesta data pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), onde mostra que o número de confirmações é de 529 diagnósticos positivos e seis óbitos.

Diante deste aumento, ao longo desta semana a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de ações visando a estruturação de leitos para pacientes com a covid-19, bem como, a contratação de profissionais da saúde para os atendimentos no Hospital de Campanha. A previsão é de que a unidade inicie o trabalho a partir da próxima segunda-feira, 6. Para isso, também estão sendo convocados servidores temporários para exercer atividades de enfrentamento direto à Covid-19.

A ação tem como objetivo oferecer equipe completa para compor o quadro de servidores do referido Hospital. Segundo apurou a reportagem, 10 novos leitos serão construídos na Santa Casa de Araguari. Na manhã de ontem, 3, o deputado federal Zé Vitor esteve no local e falou sobre a iniciativa. “Já inauguramos 11 novos leitos de UTI e agora, para enfrentarmos esse momento grave, a gestão da Santa Casa está se empenhando para a entrega de mais 10 leitos com todos os equipamentos necessários para UTI, visando atender pacientes graves da doença. Disponibilizamos recursos para colaborar com essa iniciativa, e assim vamos em frente resgatar nossa cidade juntos, ” afirmou o deputado federal Zé Vitor.

Ele solicitou ainda ao prefeito Marcos Coelho, que parte do recurso no valor de R$400 mil que foram repassados ao município no dia 23 de junho, sejam utilizados para a aquisição de equipamentos, insumos e medicamentos necessários para o funcionamento do Hospital de Campanha. Caso os valores não sejam utilizados em sua totalidade, o pedido do deputado é de que seja encaminhado para a realização de cirurgias eletivas.

Além disso, foi publicado no Correio Oficial do Município o termo de homologação para efetivar a contratação de mais uma empresa especializada na área da saúde, que fará a prestação de serviços relacionados à realização de exames laboratoriais para detectar o novo coronavírus.

A ação está entre as medidas de enfrentamento da doença no município. “Estamos trabalhando diuturnamente em prol do funcionamento do Hospital de Campanha, e para disponibilizar uma equipe qualificada de profissionais. Estamos passando por um momento delicado e a nossa gestão está empenhada em garantir os serviços e a estrutura necessária para receber os pacientes”, destacou o prefeito Marcos Coelho.

A reportagem também está acompanhando a quantidade de diagnósticos positivos para a covid-19, que tem aumentado consideravelmente na região, principalmente na cidade vizinha, Uberlândia, onde há 6.974 confirmados e 92 mortes para a doença, conforme o boletim estadual. No entanto, a prefeitura de Uberlândia, divergindo dos dados da SES-MG, relatou que o número de casos confirmados chegou a 7.433 na última quinta-feira, 2, e são 125 mortes pela doença. A situação dos leitos de UTI e enfermaria é uma preocupação na cidade, onde 99% dos leitos públicos de UTI estão ocupados – apenas um único leito da rede municipal está disponível.

Situação parecida acontece em Belo Horizonte, capital do estado, onde 87% dos leitos destinados a pacientes da Covid-19 estão ocupados. No total, Minas Gerais contabiliza que 1.110 moradores morreram após serem infectados pelo coronavírus. A quantidade de diagnósticos positivos também aumentou de forma alarmante do mês passado para cá: o número chegou a 53.351 confirmações e 20.559 pacientes em acompanhamento. O número de pessoas recuperadas da doença é de 31.682.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: