Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Imunização contra a gripe continua em Araguari enquanto houver estoque de vacinas

sex, 3 de julho de 2020 00:14

Da Redação

Cerca de 23 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Araguari

Cerca de 23 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Araguari

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi concluída na última terça-feira, 30. De acordo com informações do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos 23 mil doses foram aplicadas em Araguari. No total, a mobilização atingiu 71% dos grupos prioritários e mais de 95% do grupo que inclui idosos e profissionais da saúde. Em 2020, o Ministério da Saúde decidiu realizar a campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, devido ao combate ao novo coronavírus.

Assim, a mobilização teve início em março e o público foi dividido por etapas. Com a dificuldade em atingir todo o grupo prioritário, o Ministério da Saúde optou pela prorrogação, já que ela estava prevista inicialmente para acabar em 29 de maio. “Mesmo com o fim da campanha, é importante ressaltar que a vacinação continua em Araguari e está liberada para toda população enquanto estiver estoque”, ressaltou Graciele de Jesus Carvalho, responsável técnica pela imunização.

No município, todas as unidades de saúde estão preparadas para vacinar os pacientes, mas para isso é necessário fazer o agendamento, a fim de evitar a aglomeração de pessoas tanto nas dependências quanto nas proximidades dos referidos locais.  “As pessoas devem entrar em contato com as unidades e, no momento do atendimento, é necessário utilizar máscaras, realizar a higienização das mãos e manter o distanciamento social”, completou.

O horário de funcionamento nas unidades é das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Para receber a vacina também é preciso apresentar documentos pessoais e o cartão do SUS. Diante do questionamento de muitas pessoas a respeito da possibilidade de a vacina imunizar contra o novo coronavírus, a secretaria afirma que a mesma não possui essa finalidade.

A vacina contra a gripe é eficaz contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério, a vacina é segura e reduz as complicações que podem levar a casos graves da doença e óbitos. A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A Síndrome Gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Segundo apurou a reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também alerta para o aumento no crescimento constatado de 873% no número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), se comparados os períodos de janeiro a junho de 2019 e 2020. O secretário de Saúde, Fabrízio Alves, também ressaltou a importância da imunização das pessoas, e lembrou que esta é uma das preocupações da secretaria. “Estamos vivendo um momento difícil e é necessário que as pessoas se vacinem para evitar um surto de várias doenças no município”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: