Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

54º Concurso de Contos e Poesias: ALAA e FAEC realizam solenidade de premiação

qui, 30 de novembro de 2023 08:08

Da Redação

 

No dia 25, a Academia de Letras e Artes de Araguari e a Prefeitura de Araguari, através da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura realizaram a cerimônia de entrega da premiação do 54º Concurso de Contos e Poesias. O evento contou com a participação da Orquestra Jovem SEMENTEAR, do violeiro e cantador, Luiz Salgado e do Musical Otone. Além de duas declamações de poesias, proferidas por Lenora Accioly, e por Elza Teixeira, escritora de Uberlândia que recebeu menção honrosa pelo seu poema.

Ressalta-se que, em 2023, a Academia de Letras e Artes de Araguari comemora 55 anos de fundação, tendo nessa edição do concurso, os homenageados: Fernando Sabino, escritor, cineasta, romancista e cronista; Sr. José Leopoldo de Lima, médico, escritor, imortal da Academia de Letras e Artes de Araguari; Romeu Duarte, cirurgião dentista e cantor, e sua esposa Marta Ferreira Alves Duarte, artesã e artista plástica; e Marciano da Costa Godoi, comerciante e escritor.

Jucilene de Lourdes Vieira recebeu o prêmio de primeiro ligar da categoria poesia
Divulgação

 

Estiveram presentes na cerimônia os seguintes acadêmicos: Joelson Silvano de Moura, presidente; Públio Carísio de Paula, vice presidente; Regina Maria Duarte Motta, 1ª secretaria; Euripedes Napolião Gonçalves, 1º tesoureiro; Janice Lelis Gondim Borges, bibliotecária; Edmar César Alves, relações públicas; Lenora Accioly, Gervásia José de Deus, Aparecida Henriques, Sueli Roza Siqueira , Gessy Carisio de Paula, Neide Dantas de Sousa, Luiz Carlos Salgado, Amarilis Alves do Nascimento, Manoel Messias de Carvalho, Idelizia da Cunha Cardoso, Therezinha Rodrigues Reis, João Batista da Silva, Mauro Sérgio dos Santos, Andreia Aparecida de Avila Alves e Silva.

De acordo com a ALAA, mais uma vez, o Concurso Contos e Poesias foi um sucesso, alcançando cidades e estados, cada vez mais distantes, chegando a todos os cantos do Brasil, levando o nome de Araguari a todos estes estados.

A premiação aconteceu da seguinte forma: aos vencedores de cada categoria, R$2.000,00, diploma e medalha; aos segundos colocados de cada categoria, R$1.000,00, diploma e medalha; e Diplomas de Menção Honrosas. O araguarino Felipe Machado Batista recebeu a Menção

Honrosa com o conto “O Terno”. A poetiza e escritora Elza Teixeira de Freitas, de Uberlândia, também recebeu prêmio de Menção Honrosa. A autora de “Chegadas e Partidas”, Cláudia Maria Dalpiaz Chiudini, de Santa Catarina – RS, alegou não poder estar presente, devido à distância, mas foi homenageada pelo acadêmico Mauro Sérgio dos Santos, com a declamação do seu poema.

O primeiro lugar da categoria poesias foi para a obra ” A Inteligência Artificial” de Jucilene de Lourdes Vieira – (Bocaiuva – MG). Vale mencionar que, os demais agraciados no concurso alegaram os seus motivos por não estarem presentes no evento.

“O evento foi lindo, impecável. Eu só tenho a agradecer a todos que contribuíram para que tudo isso fosse possível. Agradecer aos acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Araguari pelo empenho e dedicação para a realização, de uma das melhores festas de premiação, no meu ponto de vista. Agradeço também à Prefeitura de Araguari, através da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, pois sem eles não teríamos alcançado este sucesso. Agradeço a todos os diretores da ALAA, por estarem sempre à frente dos eventos realizados pela academia. E quero falar sobre a importância da Academia de Letras e Artes para a Araguari, dizer o quanto é gratificante levar o nome de nossa cidade para os quatro quantos deste país. Mais um ano realizado com muitas inscrições e com a parceria firmada para o ano que vem. Acreditar que podemos superar as expectativas. Carregar a marca ALAA é algo de muito orgulho, não só para mim,

como para todos os acadêmicos”, disse Joelson Silvano de Moura.

Segundo o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado Machado, é fundamental apoiar o Concurso Nacional de Contos e Poesias, que foi um sucesso, com recorde de inscrições. Além disso, prevê uma parceria com a ALAA para a realização do 55º Concurso Nacional de Contos e Poesias, no próximo ano.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: