3ª edição do Sarau da ALAA reúne diversos araguarinos do meio artístico e cultural
qua, 24 de maio de 2017 05:14Da Redação
A entrada é gratuita e o evento acontece na sexta-feira a partir das 20h
A Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA), em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) e Casa da Cultura Abdala Mameri, realiza, nessa sexta-feira, 26, o Sarau ALAA “Encontro com Letras e Artes”.
De acordo com Edmar César Alves, presidente da ALAA, esse é a terceira edição do evento promovido anualmente. “É um momento que reúne apresentações de música, declamações de poesias e dança. Ele acontece sempre no mês de maio, que é o mês do pintor e o mês das mães, então, é uma ocasião apropriada para a apresentação de trabalhos dos nossos artistas plásticos e também aproveitamos para homenagear um acadêmico e/ou uma mãe”.

Primeiro sarau da ALAA foi realizado em 2015
Esse ano, o evento homenageará Célida Peixoto Mameri, esposa do fundador da Academia de Letras e Artes de Araguari, o senhor Abdala Mameri; e o acadêmico Jheovah Bitencourt, que foi um dos fundadores da ALAA. Foi escritor, declamador e radialista na rádio Planalto e na Tupi, do Rio de Janeiro. Durante sua vida escreveu três livros, sendo um deles o “Vozes do Coração”.
Também haverá a apresentação de um documentário em vídeo, homenageando os artistas plásticos Júlio Monteiro, Terezinha Reis, Amariles Nascimento, Eurípedes Napolião, Jeanete Scalia, Fátima Correa e Frederico Ozanam.
Após as homenagens, o evento contará com apresentações musicais e declamações de poemas: Fernanda Montes Reis interpretará a música “A noite do meu bem”, de Dolores Duran; Isadora Jrege declamará poemas de Mário Quintana; Roberta Rodrigues Reis interpretará a música “Trem Bala”; seguida pela declamação do poema “Los Hermanos”, de Athaualpa Yupanqui, por Amariles Nascimento.
A noite de apresentações segue com a declamação de poemas por Honor Machado; apresentação musical nas vozes de Andréia Floriano Alves e Júlio Cesar Alves, acompanhados por Ana Paulo Oliveira Brito ao piano; a jornalista e acadêmica, Leda Pinho, realizará uma apresentação de tango; seguida por uma apresentação de trombone com o maestro João Batista da Silva e Eurípedes Napolião no acordeom; para finalizar, o tenente Geraldo apresentará peças no violino, acompanhado por Eurípedes Napolião no acordeom e Elzo Ferreira Carneiro no violão.
O evento é gratuito e acontece na sexta-feira, a partir das 20h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, 1.098, Centro. “O sarau é uma tradição da ALAA, com o objetivo de fazer a apresentação de nossos acadêmicos, cada um dentro de seu segmento, mantendo o espírito literário cultural do nosso fundador, Abdala Mameri. Convidamos toda a população araguarina a prestigiar o evento”.
Os saraus se tornaram comuns no século XIX e estão sendo redescobertos por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. É uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite. Atualmente, o termo é usado principalmente para denominar eventos artístico-literários.
Sobre a ALAA
Fundada em agosto de 1968 por Abdala Mameri, que a presidiu durante 30 anos, a ALAA visa o incentivo as Letras e Artes em qualquer modalidade através de palestras, conferências, manifestações culturais e artísticas como: exposição de livros, jornais, fotografias, pinturas, saraus e o que mais representar manifestação cultural e artística. Entre as atividades desenvolvidas pela academia estão o “Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Radares aplicam mais de 75 mil multas em JF qui, 13 de agosto de 2026
- Nadim Donato leva defesa da concorrência leal a debate nacional qui, 13 de agosto de 2026
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...