Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

3ª edição do Festival Janelas Cantantes traz o espírito natalino para a cidade

ter, 18 de dezembro de 2018 05:28

por Tatiana Oliveira

Aproximadamente 1.700 pessoas prestigiaram os cantores mirins no último sábado

Sábado, 15, o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – Imepac – encheu-se de alegria, esperança e do espírito natalino. Trata-se da 3ª edição do Festival Janelas Cantantes, evento que faz parte do calendário do município. De iniciativa do setor privado, o festival é uma parceria entre o Imepac, Colégio Nacional e o SicoobAracoop. Neste ano, contou também com a presença de alunos e professores do Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém.

Tatiana Oliveira

Aproximadamente 300 cantores mirins emocionaram o público com as músicas natalinas

 

Aproximadamente trezentos cantores mirins apresentam músicas Natalinas em um coral que comoveu o público. Um dos pequenos artistas foi Murilo César Machado Filho, de oito anos, que participou do evento como aluno do Conservatório. Para o pai, Murilo César Machado, ver o filho cantar foi motivo de orgulho e emoção. “É gratificante, muito bom ver isso. É uma sensação que não cabe no peito. Ver meu filho crescendo, tomando o caminho certo, ligado com a cultura, com o viver bem em sociedade é muito bom. Nas primeiras músicas ele estava muito sério, mas depois foi se soltando e gostou tanto que nem queria ficar de férias do Conservatório”, comenta.

O Festival cresce a cada ano. O público estimado foi de aproximadamente 1.700 pessoas, superando a expectativa dos organizadores. Para cada ano, o evento é aprimorado e fica ainda maior. “Em 2018 conseguimos melhorar bastante, tanto com a cartilha que promove melhor interação do público que tem condições de acompanhar o musical quanto da presença de uma intérprete de Libras, proporcionando acessibilidade a todos”, comenta a diretora geral do Imepac, Divânia Araújo Freitas.

Outras melhorias como um show de luzes nas janelas foram realizadas nessa edição. “Esse ano nós tivemos alguns instrumentos nas janelas. Durante as apresentações as crianças usavam lanternas, iluminações. Sempre há alguma coisa inovadora. Tivemos abertura com o pessoal do Conservatório. Esse ano teve uma questão que não partiu de nós, que foi a cobertura da imprensa. É uma sensação de fazer o melhor, procurar para o próximo ano desenvolver e buscar outras parcerias para que possamos fazer um evento ainda mais emocionante”, coloca o diretor do Colégio Nacional, Carlito Cordeiro Filho.

Segundo ele, cento e quarenta alunos do Nacional participaram da apresentação, entre 1º ao 5º ano, de 6 a 11 anos de idade. “Para nós o significado é extraordinário. Nossos alunos se sentem felizes como protagonistas de um evento que hoje é da cidade, saindo dos muros da escola. Esse evento não é nosso, é de Araguari. Estamos lisonjeados e honrados em participar”. Os demais cantores mirins são estudantes do Conservatório da cidade.

O ‘feedback’ do público, para a diretora do Imepac, é um incentivo para ir sempre além. “O retorno que estamos tendo do público nos deixa muito felizes. Queremos melhorar ainda mais, mas alcançamos o que era o objetivo inicial: queríamos fazer um evento de Natal para emocionar e ficar no calendário da cidade. A sensação é de dever cumprido”, comenta Freitas.

A poucos dias de finalizado o evento, o Festival Janelas Cantantes do próximo ano começou a ser planejado. “Estamos projetando para o ano de 2019 algo ainda mais vultoso. O importante é definir uma data para tratar com os parceiros, prestadores de serviço, aluguel de palco etc. No domingo tivemos uma confraternização com o Imepac onde tratamos disso e nessa semana iremos nos reunir para projetar a próxima edição”, coloca o diretor do Nacional.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: