Terça-feira, 25 de Junho de 2024 Fazer o Login

2ª Companhia de Bombeiros registra mais de180 incêndios em 2023

sex, 4 de agosto de 2023 08:03

Da Redação

Foi queimada, no aeroporto, uma área com cerca de 96 hectares

A estiagem é um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição. Uma das consequências dessa época do ano é o aumento das queimadas.

Conforme a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, no dia 2, foi registrada uma ocorrência de incêndio em vegetação na área interna do Aeroporto Santos Dumont. Tinham muitos focos de incêndio no local que faz divisa com as casas do bairro Milenium, fato que trouxe perigo aos moradores.

“Foram usadas bombas costais, abafadores e o caminhão de combate a incêndio, numa ocorrência que durou aproximadamente 4 horas. Foi queimada uma área com cerca de 96 hectares, toda a parte de vegetação interna do aeroporto próxima ao bairro Milenium. Não houve vítimas”, explicou o Corpo de Bombeiros.

Ontem, 3, a reportagem da Gazeta conversou com a sargento Adriana Campos para saber quantos incêndios aconteceram no município e como os bombeiros estão se organizando para combater os focos. “Tivemos uma média de 186 incêndios em vegetação (lotes vagos, margens de rodovia, pastagem, florestais) nesse ano. No período de estiagem reduzimos a oferta de curso de brigada, palestras, etc., pois focamos nosso empenho no grande número de incêndios registrados”, explicou a sargento da 2ª Companhia de Bombeiros Militar.

Para evitar incêndios no clima seco é necessário seguir algumas orientações, como: nunca queimar o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos às áreas de vegetação. Não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas. Evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação; procurar alternativas sustentáveis para esta ação. Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e ficar atento a qualquer surgimento de queimada. Manter limpa a propriedade na zona urbana, caso seja proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.

 

Os bombeiros também orientam que, ao avistar um incêndio em vegetação, o cidadão deve ligar no número de telefone 193, informar o endereço correto, o tamanho aproximado da área (ou lote) e se tem casas por perto ou animais no terreno.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: