2° Batalhão Ferroviário completa 79 anos de história
sáb, 29 de julho de 2017 05:05por Mel Soares
Os 79 anos de existência do 2° Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá foram comemorados na manhã dessa sexta-feira, 28, por meio de formatura e entrega de Diplomas aos Amigos do Batalhão, os quais contribuem para o desenvolvimento da organização militar.
O tradicional apito da locomotiva, que representa a história do batalhão, foi acionado para anunciar a entrada da tropa que desfilou ao som da canção do engenheiro.

Formatura aconteceu na manhã desta sexta-feira
Em discurso, o coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, comandante do 2° Batalhão Ferroviário ressaltou a importância do batalhão para o município de Araguari, “É um privilégio reviver com todos os presentes a história do batalhão que ao longo dos seus 79 anos de existência deixou eternizada sua presença em inúmeras obras em prol do desenvolvimento nacional”.
Conforme contextualizado pelo comandante, em 1951 a unidade recebeu a denominação histórica de Batalhão Mauá, homenagem a Irinei Evangelista, barão e Visconde de Mauá que acreditou no triunfo e no progresso do Brasil, inaugurando a primeira estrada de ferro do país em 1854.
“Com a inauguração de Brasília se fez integrar a nova capital federal ao sistema ferroviário nacional o que motivou a transferência do 2° Batalhão Ferroviário para Araguari em 1965. Nesta época trouxe seus integrantes militares e civis para que, juntos, se lançassem a um novo desafio”, destacou.
Atualmente, a unidade militar promove diversos trabalhos pelo Brasil como a conservação em Virgem da Lapa (MG) obras de infraestrutura no novo polo de Tecnologia da Informação do Exército em Brasília, asfaltamento em Santa Bárbara, em Formosa, Goiás. Serviço de sondagem na academia militar das Agulhas Negras em Resende, no Rio de Janeiro e pavimentação de logradouros em Araguari.
“A nossa missão é manter o mesmo vigor das tradições que foram deixadas e sentir o orgulho de pertencer a essa nobre instituição”, complementou.
O General Moura prestigiou o evento e agradeceu a todos os integrantes e amigos do Batalhão Mauá. “Os amigos do batalhão são muito importantes, pois fazem com que a nossa carga seja facilitada colaborando direta e indiretamente com o nosso batalhão, o nosso Exército brasileiro, a nossa engenharia”, concluiu.
Personalidades agraciados com o diploma Amigo do Batalhão
– José Maria Mina – vice-reitor da Unitri
– Marco Antônio Socreppa – dir. adm. Unitri
– Alício Pena Junior – dir. arbitragem da CBF
– Renato Peters – repórter esportivo TV globo
– Wender Rony Brandão – gerente dos Correios – Araguari
– Mary Simone Reis – delegada regional de Policia Civil, representando o prefeito Marcos Coelho de Carvalho
– Reinaldo de Souza Pereira – investigador de Polícia Civil
– Rodrigo Luis Fiorindo Faria – delegado de Polícia Civil
– Ronistone Gonçalves dos Reis – News up Now
– Armando Siquara Neves Filho – chefe da Comissão Regional de Obras da 11ªRegião Militar – Tenente-Coronel Armando Siquara Neves Filho
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
