1ª Maratoninha “Viva Livre” da secretaria Antidrogas reuniu mais de 300 crianças e adolescentes
qua, 29 de outubro de 2014 00:53Além da corrida, os participantes contaram com diversas atividades e brincadeiras
STELLA VIEIRA – A secretaria Antidrogas realizou nesse sábado, 25, a 1ª Maratoninha “Viva Livre”, com o objetivo de incentivar a prática de esportes e prevenir contra o uso de drogas na infância e adolescência. Mais de mil pessoas estiveram presentes e o evento contou com 300 participantes.
O secretário José Pacifico Martins Ferreira comenta que a ideia para a maratona surgiu no departamento de Prevenção da secretaria. “A equipe decidiu que, em razão do Dia das Crianças, iriamos fazer um evento, mas como não foi possível na época, decidimos que essa seria a melhor data”.
Segundo o secretário, a maratona foi um sucesso. “Entre 15 e 30% de crianças e adolescentes no Brasil, nas faixas etárias de 5 a 9 anos e 10 a 14 anos, sofrem de obesidade. Nosso objetivo é tirá-las do computador e vídeo game e levá-las ao esporte, mostrando que esse caminho é melhor que o das drogas. As crianças ficaram muito felizes com as atrações, que incluíram brincadeiras, pipoca, algodão doce, camisetas, pula-pula e mesa de frutas”.
A maratona foi dividida nas categorias masculina e feminina de crianças de 5 a 9 anos (167 participantes) e 10 a 14 anos (133 participantes). Os participantes mais novos fizeram o circuito de uma volta no bosque e os mais velhos duas voltas. Os prêmios de 1º, 2º e 3º lugar foram R$ 150, R$ 100 e R$ 50 em vale compras na Villa Lucato.
Os vencedores da categoria masculina e feminina de 5 a 9 anos foram: Victor de Oliveira Menegon (1º), Felipe Gabriel Monsef Costa (2º), João Victor Rodrigues (3º), Kamilla Martins de Souza (1º), Evellyn Lorrayne M. Silva (2º) e Jamille Gomes dos Santos (3º). E os premiados da categoria masculina e feminina de 10 a 14 anos foram: Thierry Henrique Alonso de M. Marques (1º),Higor da Silva Menezes (2º), Airton Sena Oliveira Sales (3º), Emilly da Silva Santos (1º), Débora de Sousa Vieira (2º) e Denise Gabriely Gonzaga Oliveira (3º).
Durante o evento foram arrecadados 191 litros de leite Longa Vida, que serão doados a instituições beneficentes que cuidam de crianças. A estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, Kamilla Martins de Souza, de 9 anos, vencedora da categoria feminina, afirmou que a maratona foi muito divertida. “Fazer esportes é minha preferência. Temos que incentivar todo mundo para afastar as coisas negativas, como a droga. Se tiver a corrida ano que vem, vou participar e tentar ganhar de novo, mas o esporte não é só para competir, também é para diversão”.
Além de possibilitar um ambiente agradável às crianças e jovens, a maratoninha enfatizou a importância da família e a prevenção contra as drogas. “O nosso objetivo agora é inserir o evento no calendário da cidade e torná-lo anual devido ao sucesso”.
A secretaria promove diversas ações com estudantes de escolas públicas, como a Caravana Antidrogas e a parceria com a ICASU de Araguari. “Estamos preparando também um evento com o Banco do Brasil que acontecerá em dezembro, chamado ‘Embaixadores do Esporte’, voltado também para crianças e adolescentes. São atletas do vôlei aposentados que fazem palestras em escolas mostrando o sucesso nos esportes longe das drogas. Eles visitarão o máximo de escolas públicas e particulares, dentro do cronograma”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
- América vence e é o único com 100% de aproveitamento ter, 23 de junho de 2026
- Exército encerra estágio de meio ambiente com foco em sustentabilidade e gestão ambiental ter, 23 de junho de 2026
- Programa Minha Casa, Minha Vida abre cadastramento em Araguari a partir de hoje ter, 23 de junho de 2026
- Araguari Vôlei EVA estreia no Campeonato Mineiro Regional AR1/FMV 2026 ter, 23 de junho de 2026
- Prefeitura aplica 500 doses no Dia D de Vacinação realizado neste sábado em Uberlândia ter, 23 de junho de 2026
- Homicídio tentado no Novo Horizonte com homem esfaqueado e agressor atropelado ter, 23 de junho de 2026
- Kubanacan goleia Neo Sport e conquista o bicampeonato ter, 23 de junho de 2026
- Arena Bosque 26 recebeu mais de 100 atletas para a disputa da 2ª etapa ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
