Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Comércio de Araguari reabre as portas com restrições

ter, 21 de julho de 2020 15:57

Da Redação

Apesar das restrições, comerciantes aprovaram a reabertura do comércio

Apesar das restrições, comerciantes aprovaram a reabertura do comércio

A semana começou com a reabertura do comércio em Araguari, após a prefeitura ter obtido a autorização parcial da justiça para o funcionamento em uma audiência no dia 16 de julho. As atividades haviam sido suspensas desde o dia 23 de março. O atendimento, porém, possui algumas restrições.

Academias, bares, barbeiros e salões de beleza continuam fechados. Os demais estabelecimentos podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. A abertura aos sábados, domingos e feriados também é proibida. Além disso, os clientes não podem entrar dentro das lojas, sendo atendidos no balcão, de acordo com regras previstas no Plano de Contingência apresentado e aprovado por cada estabelecimento junto à secretaria de Saúde.

Os comerciantes também são responsáveis por organizar o fluxo de pessoas na porta do comércio, impedindo que se formem aglomerações e prezando pelo distanciamento mínimo de 2 metros, uso obrigatório de máscaras e fornecimento de álcool em gel.

Em uma loja de acessórios para celular, o clima foi de otimismo. Segundo a gerente, que preferiu não se identificar, a procura estava alta devido ao tempo em que o comércio permaneceu de portas fechadas. Ela se mostrou favorável à medida. “Para o empreendedor era necessário voltar, mas sabemos que é uma doença séria e que a gente precisa ter o devido zelo. Vejo muita gente vindo aqui só para passear, correndo risco desnecessário,” desabafa.

Vendedora de uma loja de cosméticos, Gabriela Oliva também acredita que esta foi a melhor medida para retornar com segurança. “No início da manhã o pessoal estava ansioso, aí tivemos um pico, mas foi diminuindo,” comentou ela. Um dos serviços oferecidos para os clientes é efetuar a compra por aplicativos de mensagens e fazer somente a retirada do produto na loja.

Os lojistas tiveram que readequar os produtos e contar com a criatividade para atrair a clientela. Em uma loja de acessórios e eletrônicos, os itens mais procurados foram colocados no balcão. “Mesmo assim é difícil. Acessórios, toucas, luvas, muita coisa que precisa de experimentar não teve como. Acredito que roupas e sapatos será ainda mais difícil,” salientou a funcionária Vivian Fernandes.

 

Na Sapataria Garotti, alguns clientes experimentaram calçados na porta. Mesmo com essas dificuldades, Solange Ferreira Franco, da área de vendas, acredita que a reabertura foi positiva. “Dentro das possibilidades que são permitidas, estamos conseguindo vender,” ressalta.

Outra opção que a loja oferece é a tradicional venda por condicional para quem tem crediário próprio na loja, com entregas em toda a cidade. O cliente recebe algumas opções de calçados, e no dia seguinte, o motoboy retorna para buscá-los.

Mas nem todos aprovaram a medida. Um comerciante que preferiu não se identificar se mostrou insatisfeito com a decisão. “Muitos itens não têm como serem vendidos se a pessoa não entrar na loja, uma roupa, uma cama. Não vai adiantar nada, porque vão se aglomerar do mesmo jeito na porta. O certo era controlar a entrada,” expôs.

Apesar da reabertura das lojas, a reportagem verificou que o movimento no Centro continuou baixo. No final da tarde de ontem, a prefeitura de Araguari teria fechado a rua Rui Barbosa para melhorar o trânsito das pessoas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: