Comércio de Araguari reabre as portas com restrições
ter, 21 de julho de 2020 15:57Da Redação

Apesar das restrições, comerciantes aprovaram a reabertura do comércio
A semana começou com a reabertura do comércio em Araguari, após a prefeitura ter obtido a autorização parcial da justiça para o funcionamento em uma audiência no dia 16 de julho. As atividades haviam sido suspensas desde o dia 23 de março. O atendimento, porém, possui algumas restrições.
Academias, bares, barbeiros e salões de beleza continuam fechados. Os demais estabelecimentos podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. A abertura aos sábados, domingos e feriados também é proibida. Além disso, os clientes não podem entrar dentro das lojas, sendo atendidos no balcão, de acordo com regras previstas no Plano de Contingência apresentado e aprovado por cada estabelecimento junto à secretaria de Saúde.
Os comerciantes também são responsáveis por organizar o fluxo de pessoas na porta do comércio, impedindo que se formem aglomerações e prezando pelo distanciamento mínimo de 2 metros, uso obrigatório de máscaras e fornecimento de álcool em gel.
Em uma loja de acessórios para celular, o clima foi de otimismo. Segundo a gerente, que preferiu não se identificar, a procura estava alta devido ao tempo em que o comércio permaneceu de portas fechadas. Ela se mostrou favorável à medida. “Para o empreendedor era necessário voltar, mas sabemos que é uma doença séria e que a gente precisa ter o devido zelo. Vejo muita gente vindo aqui só para passear, correndo risco desnecessário,” desabafa.
Vendedora de uma loja de cosméticos, Gabriela Oliva também acredita que esta foi a melhor medida para retornar com segurança. “No início da manhã o pessoal estava ansioso, aí tivemos um pico, mas foi diminuindo,” comentou ela. Um dos serviços oferecidos para os clientes é efetuar a compra por aplicativos de mensagens e fazer somente a retirada do produto na loja.
Os lojistas tiveram que readequar os produtos e contar com a criatividade para atrair a clientela. Em uma loja de acessórios e eletrônicos, os itens mais procurados foram colocados no balcão. “Mesmo assim é difícil. Acessórios, toucas, luvas, muita coisa que precisa de experimentar não teve como. Acredito que roupas e sapatos será ainda mais difícil,” salientou a funcionária Vivian Fernandes.
Na Sapataria Garotti, alguns clientes experimentaram calçados na porta. Mesmo com essas dificuldades, Solange Ferreira Franco, da área de vendas, acredita que a reabertura foi positiva. “Dentro das possibilidades que são permitidas, estamos conseguindo vender,” ressalta.
Outra opção que a loja oferece é a tradicional venda por condicional para quem tem crediário próprio na loja, com entregas em toda a cidade. O cliente recebe algumas opções de calçados, e no dia seguinte, o motoboy retorna para buscá-los.
Mas nem todos aprovaram a medida. Um comerciante que preferiu não se identificar se mostrou insatisfeito com a decisão. “Muitos itens não têm como serem vendidos se a pessoa não entrar na loja, uma roupa, uma cama. Não vai adiantar nada, porque vão se aglomerar do mesmo jeito na porta. O certo era controlar a entrada,” expôs.
Apesar da reabertura das lojas, a reportagem verificou que o movimento no Centro continuou baixo. No final da tarde de ontem, a prefeitura de Araguari teria fechado a rua Rui Barbosa para melhorar o trânsito das pessoas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
