Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Voluntários da brigada de incêndio do Greenpeace em Araguari devem ser capacitados em janeiro

sex, 22 de dezembro de 2017 05:39

Da Redação

Participantes também continuam executando o projeto “Veredas de Plástico”

O Greenpeace do Cerrado está buscando, desde o mês de novembro, voluntários para montar uma brigada de incêndio em Araguari. Os interessados em participar do projeto serão capacitados pela 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros e a expectativa é que o grupo esteja completo até o mês de janeiro.

De acordo com Reynaldo Brito, coordenador do Greenpeace do Cerrado em Araguari, o objetivo da brigada de incêndio é prevenir a destruição das veredas e do meio ambiente da região. “Sem as veredas, teremos problemas no abastecimento de água do município. Metade dessas veredas foi destruída em um incêndio, então, precisamos preservar o que restou de todas as formas possíveis”.

Voluntários estão trabalhando da montagem de 500 vassouras

Voluntários estão trabalhando da montagem de 500 vassouras

O coordenador comenta que, assim que o grupo estiver concluído, o Greenpeace do Cerrado entrará em contato com a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros para agendar a data da capacitação. “A brigada realizará atividades de prevenção, evitando incêndios, e atuará em emergências. Teremos um grupo para entrar em contato com os voluntários e, caso haja um alarme de incêndio na região das veredas, iremos fornecer apoio ao Corpo de Bombeiros. Quero convidar os interessados a se cadastrarem, pois estarão cuidando de um bem público”.

O Greenpeace do Cerrado também está buscando voluntários para fazerem parte do projeto “Veredas de Plástico”. “Estamos cadastrando pessoas em situação de vulnerabilidade e desempregados, mas também precisamos de pessoas para preencher outros cargos no projeto, como a parte de gerenciamento”.

O objetivo do grupo é montar uma fábrica social, para a produção de objetos como vassouras, cordas, redes de vôlei, redes de futebol, telas de alambrado e outros, que utilizam garrafas PET como matéria prima. “É uma fábrica sem paredes. Cada família executará uma parte do processo em sua residência até chegarmos ao produto final, que é a vassoura”.

Segundo o coordenador do projeto, os voluntários do Greenpeace estão confeccionando o primeiro lote de vassouras. “Nós contamos com 18 voluntários e estamos trabalhando há cinco dias no processo de confecção. Fizemos 500 bases de vassoura e agora precisamos montar e colocar as cerdas. Iremos lançar esse produto no mercado nas cidades de Araguari, Uberlândia e São Paulo”.

A vassoura feita com cerdas de garrafas PET será colocada à venda, visando a arrecadação de verba para iniciar a montagem da fábrica social. “Assim que concluirmos o primeiro lote divulgaremos o preço dos produtos. Nossa intenção é que a vassoura de garrafa PET substitua a vassoura que é feita de Buritizeiros, pois é totalmente ecológica. Quem compra a vassoura de Buritizeiros está financiando o desmatamento das veredas e a degradação do meio ambiente”. Os interessados em participar da brigada de incêndio ou do projeto “Veredas de Plástico” podem entrar em contato com o Greenpeace do Cerrado pelo número (34) 99132-2026.

1 Comentário

  1. Reynaldo Brito disse:

    Show bora la gente… participar tbm.??!!!
    Me fala uma coisa… vc acha que Araguari sem água, aqui vai ter fabrica de sucos, beneficiamento de soja, beneficiamento de arroz, café, beneficiamento de tomates??? Por isso que buscamos apoio de todos os setores… pois é a água daqui que nos une!!!

Deixe seu comentário: