Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

VLI promove cerimônia de entrega dos novos vagões, com a participação do ministro da Infraestrutura

ter, 11 de outubro de 2022 08:08

Da Redação

 

Ontem, 10, o Terminal Integrador de Araguari da VLI, companhia de soluções logística que opera terminais, ferrovias e portos, situado no Triângulo Mineiro, recebeu o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O terminal foi construído em uma área superior a 464 mil metros quadrados, sendo inaugurado oficialmente no dia 10 de agosto de 2012, ele é um dos maiores terminais de transbordo da América Latina. Além disso, o ativo é uma das principais rotas de exportação do agronegócio brasileiro, através da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O intuito do terminal é somar eficiência e agilidade ao transporte de cargas no Brasil.

O evento contou com a presença de várias autoridades

 

Na cerimônia foram recebidos 200 vagões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), no Terminal Integrador da VLI. Estiveram presentes no evento: o prefeito Renato Carvalho (Republicanos); o deputado federal Zé Vitor (PL); o deputado estadual, Raul Belém (Cidadania); autoridades do município e veículos de imprensa.

De acordo com Alessandra Gama, executiva de Operações, os novos vagões irão transportar celulose solúvel, direto ao porto do Espírito Santo. Um contrato de R$ 400 milhões, de 20 anos, firmado entre a VLI e a LD Celulose. Cada vagão tem capacidade para transportar 3.900 toneladas.

Segundo o deputado federal Zé Vitor (PL), o ministro veio até a VLI para acompanhar todo o investimento do setor ferroviário que está sendo feito na região, vários vagões foram entregues. Marcelo Sampaio veio acompanhar o funcionamento desses vagões para o transporte de celulose e também veio dar uma posição sobre prazos para definição da renovação do contrato da VLI, que hoje administra a FCA, Ferrovia Centro Atlântica. Nessa renovação do contrato existem algumas obrigações. “Conseguimos incluir nesse contrato, se aprovado, a construção de um viaduto sobre os trilhos no final da avenida Belchior de Godoy.

Ainda segundo o deputado federal, a Prefeitura de Araguari está elaborando um projeto para recuperação do aeroporto e é um compromisso do Ministério da Infraestrutura com o município, para recuperar aquele espaço e reativar o Aeroporto Municipal de Araguari.

De acordo com o ministro, Marcelo Sampaio o transporte ferroviário tem o custo menor do que os demais modelos, trazendo competitividade para o país, permitindo com que o Brasil possa crescer e exportar cada vez mais.

“O governo federal é o viabilizador, ele ajuda a gente. Nós temos a nossa concessão, principalmente nesse sentido. A LD Celulose está investindo na fábrica, ela investiu em alguns vagões outros vagões foram feitos pela VLI. Mais ou menos dividindo as responsabilidades entre as duas companhias.

“A VLI é uma das maiores em logística do nosso país e está em nossa cidade. Acho que agora é o momento de fortalecermos ainda mais essa estrutura. Sabemos o esforço que está sendo feito, por isso o ministro está em Araguari, participando dessa entrega”, destacou o deputado estadual, Raul Belém.

O prefeito Renato Carvalho, ressaltou que Araguari se destaca no cenário nacional com o trabalho feito pela VLI. “Estamos aqui presenciando a parceria entre duas empresas extremamente importantes para a economia de nossa cidade. Estamos em uma localização privilegiada e também temos em nossa história a ferrovia. É a cidade de Araguari se destacando na logística do país”.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Não, aquele aeroporto é pequeno, só tem 1500m de pista, precisaria de um aeroporto com uma pista de uns 2 mil e quinhentos metros para a descida de aviões grandes. Ali tem muita casa ao redor, parece que ele diminuiu ao longo do tempo. E a Vale poderia trazer o trem azul aquele de passageiros até aqui.

Deixe seu comentário: