Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025 Fazer o Login

VIRA-LATA – 9 DE OUTUBRO

qui, 9 de outubro de 2025 09:30

Curiosidade – Dia Mundial dos Animais

No dia 4 de outubro comemorou-se o Dia Mundial dos animais. A data foi instituída em 1931 durante um congresso internacional de proteção animal em Florença, na Itália. A data foi escolhida em homenagem a São Francisco de Assis, considerado o santo padroeiro dos animais cujo objetivo é enaltecer a importância dos cuidados com os animais.

 

Operação Dia Mundial dos Animais, 2025

No último fim de semana, o grupamento de Meio Ambiente de Araguari atuou na operação Dia Mundial dos Animais, 2025. Diante de uma denúncia feita pelo 181, os militares estiveram na rua Luiz Carlos, no bairro Santiago. Mais uma ocorrência de maus-tratos contra animais domésticos foi feita. Um homem abrigava 14 cães e 24 gatos, sendo 10 cães alojados no quintal do imóvel tendo como abrigo a varanda que acumulava quantidade significativa de urina e fezes. O restante dos cães ficava preso em um corredor cujo espaço é de cinco metros quadrados.

 

Situação dos gatos

O restante do imóvel sala, cozinha, banheiros, sala e garagem era utilizado para abrigo dos gatos e também foi observado acúmulo de fezes e urina, sendo que a ração desses animais ficava espalhada pelo chão em meio aos excrementos. Existiam vasilhames, mas sem nenhuma higiene. Os gatos faziam o consumo direto na embalagem de ração. Alguns felinos apresentavam lesões na pele e aparência magra. Mais 4 cães e 5 gatos eram mantidos na mesma condição em imóvel ao lado. Os animais não recebiam assistência veterinária e não foi apresentado nenhum cartão de vacina.

Resultado da ocorrência

Segundo explicado pelo sargento Caio, o fato configura, em tese, infração administrativa tipificada no Decreto Estadual 47.383/18, alterado pelo Decreto 47.837/20, que resulta em lavratura do auto de infração e termo de suspensão de atividades. Maltratar animais que estejam sob sua guarda acarretando lesões resultou na lavratura de auto de infração no valor de R$2.765,50 cuja pena é a reclusão de dois a cinco anos, motivo pelo qual foi dada voz de prisão em flagrante. Os animais foram deixados em depósito sob tutela do autor e orientado a tomar providências quanto a higienização do local e cuidados com os animais até a decisão da justiça.

Gatinha resgatada

O Corpo de Bombeiros de Araguari resgatou uma gatinha que estava presa em um motor de carro. O animal estava com uma ferida bem profunda na cabeça necessitando de cuidados. A equipe da Aproama (Associação de Proteção aos Animais e Meio Ambiente) levou a gatinha para atendimento médico e depois ela foi encaminhada ao Canil Municipal, que infelizmente ainda não tem estrutura adequada para abrigar os felinos.

Para refletir

“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem”. São Francisco de Assis.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: