Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

VIRA-LATA – 11 DE DEZEMBRO

qui, 11 de dezembro de 2025 08:00

Maus-tratos

Na semana passada virou notícia mais um caso de maus-tratos. Dessa vez a ocorrência foi registrada na cidade vizinha, Uberlândia. A ação policial foi desencadeada após o recebimento da denúncia através do Disque 181 que levou os militares até uma casa situada no bairro Osvaldo Rezende. A cachorrinha teria vivido aproximadamente 15 anos em situação precária em um quintal.

 

Resgate

O animal foi socorrido em meio a fezes e urina, sem ter acesso à água e alimentação adequada. Imagens registradas pela Polícia Ambiental revelam a cadela em situação extrema de abandono. Em vídeo divulgado é possível notar que o animal apresenta sinais de desnutrição e vivendo em um ambiente totalmente insalubre. O responsável pelo animal foi preso e multado em mais de R$ 2,7 mil, sendo autuado por maus-tratos contra animais, conforme previsto na legislação brasileira.

 

Em boas mãos

Quem resgatou o animal foi o Núcleo de Proteção e Bem-Estar Animal e o atendimento médico veterinário foi oferecido pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O animal está passando por avaliação clínica e tratamento antes de ser encaminhado a um lar definitivo. Por enquanto, ela está em um lar adotivo temporário.

 

Dado Nacional

No Brasil, os maus-tratos a animais é considerado crime de acordo com a Lei nº 9.605/1998. Segundo a legislação as penas variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei número 14.064/2020 aumentou a pena para reclusão de dois a cinco anos.

 

Denúncias

Em Araguari, as denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia Anônima, 181 ou pelo número 3241-5090 direto no 2º Grupamento de Meio Ambiente. Ao constatar o crime, a polícia aciona um veterinário, que é o responsável por atestar se realmente o animal está sofrendo maus-tratos. Com laudo médico a polícia emite a multa e efetua a prisão.

 

Para refletir

 

“Aqueles que mais ensinam sobre humanidade nem sempre são humanos”. Donald Hicks.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: