Terça-feira, 25 de Março de 2025 Fazer o Login

Vereador sugere criação de programa bolsa-atleta em Araguari

ter, 24 de fevereiro de 2015 01:01

Proposta é encaminhada essa semana à prefeitura

Representantes do futebol amador manifestam necessidade do apoio. Foto: Gazeta do Triângulo

Representantes do futebol amador manifestam necessidade do apoio. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – “Não falo por mim, mas sim de uma necessidade de todos que fazem o possível para manter o esporte em Araguari, mesmo com as dificuldades”. Foi assim que o atual treinador vice-campeão do futebol amador, José Roberto Sousa Silva, recebeu a notícia da possível criação do programa Bolsa-Atleta Municipal.

Elaborada pelo vereador Luiz Antônio de Oliveira – Luiz Construtor (SD), a proposta implica em viabilizar projetos esportivos de modalidades individuais, coletivas e estudantis, valorizando os atletas amadores dentro e fora dos limites do município. A partir disso, os esportistas que cumprissem os critérios necessários poderiam receber bolsas entre R$ 300 e R$ 500, valores estabelecidos junto ao IPCA (Instituto de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao saber da possibilidade, o técnico José Roberto não escondeu a expectativa. “É claro que sou favorável, principalmente pela importância que tem. Falo não apenas por mim, mas é uma necessidade de todos que fazem o possível para manter o esporte, mesmo com as dificuldades a cada ano, incluindo jogadores que se machucam e precisam de uma atenção maior. Não sabemos o dia de amanhã, e situações assim podem acontecer com qualquer um”, lembrou.
A proposta será apresentada nesta terça-feira, 24, na Câmara, em forma de requerimento de antiprojeto. Antes disso, o vereador explicou o motivo. “O Legislativo não pode criar despesas para o município, por isso apresentarei como antiprojeto para que seja aproveitado ou até melhorado pela prefeitura, abrangendo todas as modalidades que envolvem o esporte amador”, justificou, reiterando acerca dos desafios de quem lida com o esporte no cenário local.

“Temos o objetivo de contemplar todos os atletas que participam de competições tanto no município como aqueles que levam o nome da cidade para fora. Há jovens esportistas que chegam a representar Araguari em outros países e necessitam de um incentivo a mais. Sabemos da dificuldade em conseguir patrocínio e apoio e precisamos de um envolvimento maior para garantir a continuidade”, completou.

Caso seja aprovado e sancionado, o programa Bolsa-Atleta terá duração de um ano, podendo ser renovado no período subsequente. O benefício também pode servir para treinadores que coordenam as atividades em nível de competição. É importante salientar que a concessão da bolsa não gera qualquer vínculo trabalhista entre o Executivo e os beneficiados.

Confira alguns dos pré-requisitos que podem ser levados em consideração

– Ter no mínimo oito anos, sem limite de idade máxima;

– Estar em plena atividade, vinculado a alguma entidade desportiva ou filiado à associação, federação, liga regional ou municipal amadora da categoria, exceto atletas que pleitearem o Bolsa-Atleta Estudantil;

– Não receber salário de entidade esportiva;

– Em caso de Bolsa-Atleta Estudantil, comprovar matrícula em alguma instituição de ensino, além de bom rendimento escolar e disciplinar;

– Apresentar certidão negativa cível e criminal, além de débito com a fazenda municipal, estadual e federal;

– Apresentar currículo de atividades esportivas nos últimos dois anos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: