Sexta-feira, 13 de Junho de 2025 Fazer o Login

Vereador propõe semana educativa e espaço para lazer em Araguari

sex, 4 de abril de 2014 00:00
Iniciativa prevê mais segurança e alerta para a soltura de pipas

DA REDAÇÃO – Diariamente, várias crianças aproveitam o tempo livre para se divertir nas ruas do município. Apesar das mudanças na sociedade e da ampliação da tecnologia, uma das principais tradições ainda perdura na comunidade araguarina.

Considerado por muitos um retrato da infância, o hábito de soltar pipas continua ilustrando um sinônimo de diversão. Além de invadir o céu e protagonizar uma série de acrobacias, as brincadeiras representam uma relevante ferramenta contra os riscos da criminalidade.

Diante disso, uma proposta apresentada essa semana na Câmara Municipal pretende valorizar a tradição em Araguari. Elaborado pelo vereador Paulo do Vale (PV), o projeto de lei prevê um espaço de lazer, assim como uma semana educativa dimensionada entre as escolas públicas e privadas.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, Paulo do Vale explicou a proposta. Para ele, o local é uma necessidade evidente no município.

“Percebi que muitas crianças ainda soltam pipas pela cidade, às vezes sem a mínima condição de segurança. Apesar da grande quantidade, não existe sequer um local adequado para esse lazer. Assim, as pessoas acabam ficando expostas a perigos e várias consequências. Sabemos que o município tem áreas que poderiam ser aproveitadas, por isso esperamos um retorno da prefeitura”, explanou.

De acordo com o projeto, a semana educativa seria difundida por orientações e campanhas acerca dos modos de utilização das pipas e palestras do Corpo de Bombeiros e Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Ainda segundo o vereador, a iniciativa serviria como um importante espaço para as famílias locais.

“Seria mais um ponto turístico para a cidade, elaborando campeonatos de pipas, campanhas e atividades. Além disso, se tornaria um importante lazer para as famílias, com praças e campos. O município falha porque apenas reprime a prática e pouco instrui a sociedade, uma vez que não oferece espaços apropriados para a prática de esporte e muito menos orienta sobre os perigos dos acidentes provocados por falta de cautela”, completou.

Conforme apurou a reportagem, os acidentes mais comuns concentram em queda de altura e choque elétrico com queimaduras graves. Ao todo, 20% das ocorrências terminam em mortes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: