Vereador propõe a utilização de batedores durante percursos de cortejos fúnebres
sex, 3 de julho de 2015 09:09Da Redação
Cuidar de um funeral é um dos momentos mais difíceis para as famílias. Devido à falta de respeito e imprudência de alguns motoristas, o cortejo fúnebre pode ser tornar um momento de transtornos às pessoas fragilizadas pela perda de um ente querido.

Embora a interceptação do cortejo fúnebre seja tratada como infração, muitos motoristas não respeitam a mobilização (Divulgação)
Na tentativa de amenizar esta problemática, o vereador Cézar Batista de Oliveira – Cezinha (SD) apresentou no dia 30 de junho à Câmara Municipal, o projeto de lei número 137, solicitando que as empresas funerárias de Araguari disponibilizem batedores durante os cortejos. Os mesmos deverão seguir do velório até o local de sepultamento.
Para o vereador, a iniciativa tem como principal objetivo garantir a segurança daqueles que estão participando do cortejo, pois, mesmo sendo considerada uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro, muitos motoristas não respeitam a mobilização.
“É muito comum ver a falta de respeito de algumas pessoas que de maneira irresponsável, cruzam o cortejo interrompendo o fluxo de veículos e aumentando o risco de acidentes. Na tentativa de trazer uma solução preventiva, solicitei que seja instituída a obrigatoriedade do serviço na cidade. A nossa intenção é contribuir para a melhoria dos serviços funerários em nosso município,” justificou.
Ainda segundo a proposta, as empresas responsáveis deverão disponibilizar três veículos que serão distribuídos ao longo do trajeto, ficando um deles responsável pelo controle do tráfego, outro na intermediação e o terceiro, por sua vez, acompanhará ao final do cortejo. As empresas poderão também, contratar o serviço junto à Polícia Militar ou empresa privada prestadora deste serviço.
Para facilitar a sinalização, os automóveis deverão ser equipados com dispositivos conhecidos como giroflex, sendo devidamente identificados como “Batedores Oficiais”. Em casos de utilização de motocicletas, os condutores deverão usar coletes específicos também com identificação. O projeto de lei segue para análise do plenário, e caso seja aprovado, as empresas terão 90 dias, após a publicação da lei, para se readequarem ao serviço sob risco de penalidades.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Empresa anuncia aquisição bilionária em Minas sex, 2 de outubro de 2026
- Agro em Ação reúne mais de 8 mil participantes e amplia voz do produtor rural em Minas Gerais sex, 2 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES 2026: Títulos podem ser consultados por meio da Justiça Eleitoral sex, 2 de outubro de 2026
- Ação conjunta de forças policiais recupera carro furtado com acusado preso sex, 2 de outubro de 2026
- Bairro Vieno ganhará unidade de saúde com investimento de R$ 2,44 milhões sex, 2 de outubro de 2026
- Transporte coletivo será gratuito no domingo das eleições sex, 2 de outubro de 2026
- Eleições 2026: Araguari tem 90 mil eleitores aptos a votar sex, 2 de outubro de 2026
- Vereador Guilherme Santana solicita fisioterapeutas em todas as UBSFs do município sex, 2 de outubro de 2026
- Entrega das urnas para o primeiro turno das eleições começa hoje em Araguari sex, 2 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 2 DE OUTUBRO sex, 2 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...
Determinem esse serviço para os responsáveis do trânsito “SETRAN”
Caro vereador,
Essa medida vai apenas onerar os custos aos consumidores, pois serão repassados pelas funerárias.
Por que você não proponha que os recursos públicos arrecadados por este município, sejam apresentados à população para que se veja onde é gasto o dinheiro dos nossos impostos?
Por que você não proponha ao Executivo esclarecer sobre suas promessas de campanha não realizadas?
Por que você não proponha a imediata conclusão do Pronto Socorro, Ginásio Poliesportivo, recuperação das praças Elmiro Barbosa, Manoel Bonito, e tantas outras abandonadas, com calçadas quebradas e sujas,
Por que você não proponha a sinalização do transito onde está apagando e abandonada? o recapeamento de ruas e avenidas que parecem estradas de roça totalmente esburacadas.
E a propósito você está cumprindo o seu papel como vereador que é fiscalizar o executivo?