Vereador Guilherme Santana acompanha entrega de importante projeto de saneamento, idealizado a várias mãos, durante sua gestão como secretário
sex, 11 de abril de 2025 10:03Da Redação
Araguari dá um passo importante rumo à modernização do saneamento básico com o início da implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário, ferramenta que permitirá o mapeamento completo das redes de água, esgoto e drenagem pluvial da cidade. O investimento de R$ 4,6 milhões foi viabilizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) por meio do Presidente Sylvio Andreozzi e demais membros.
O projeto, executado pela Abha Gestão de Águas em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Prefeitura Municipal de Araguari, através do Prefeito Renato Carvalho e membros da Câmara Municipal, nasceu a partir de articulações realizadas ainda durante a gestão do atual vereador Guilherme Santana, que esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente e junto a várias mãos atuaram intensamente na construção de soluções inovadoras para os desafios ambientais do município. Destaca-se também o grande trabalho do Engenheiro da Prefeitura Bruno Gonçalves, que representa com maestria a Prefeitura no Comitê de Bacias Hidrográficas.
“Esse projeto é fruto de muito trabalho técnico e diálogo entre instituições. Quando estive na secretaria, nos dedicamos muito para tirar ideias do papel e construir um caminho mais sustentável para Araguari. Hoje, ver esse trabalho avançando é gratificante”, destacou Guilherme durante acompanhamento técnico realizado nesta segunda-feira (07/04).
A visita contou com representantes da SAE Araguari, da Abha, membros da Câmara Municipal, do CBH Araguari, imprensa local e o vice-prefeito Wesley Lucas. A tecnologia utilizada no projeto inclui georadar — equipamento que permite o levantamento preciso das estruturas subterrâneas sem a necessidade de escavações.
Serão mais de 670 quilômetros de redes mapeadas, resultando em relatórios técnicos, mapas e arquivos digitais (GWV) que fornecerão uma base sólida para que a Prefeitura e a SAE proponham melhorias estruturais. “Esse é um verdadeiro marco ambiental para Araguari. Estamos falando de planejamento para uma Araguari de agora para mais cem anos, dentre os benefícios estão a economia de água e menos intervenções no asfaltamento de vias, dentre outros. Exemplo de magnitude é que redes antigas de mais de cem anos serão registradas, evidenciando ciência e tecnologia”, completou Guilherme.
A iniciativa coloca Araguari como referência regional em saneamento e gestão ambiental. A escolha da cidade como beneficiária reflete, também, o êxito de uma gestão ambiental comprometida, como a que foi conduzida pelo Vereador e demais membros defensores da pauta ecológica no município.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (23/04) qua, 23 de abril de 2025
- Cerimônia da Medalha da Inconfidência homenageia nomes que marcam a história de Minas e do Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Doação de sangue: Fundação Hemominas informa que somente o tipo AB+ está em nível estável qua, 23 de abril de 2025
- Duas pessoas morreram após colisão frontal na BR-365 qua, 23 de abril de 2025
- Comunidade se mostra apreensiva após mais um acidente fatal na Avenida Brasil qua, 23 de abril de 2025
- Feriadão é marcado com prisões e apreensões de drogas nas rodovias da região qua, 23 de abril de 2025
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...