Venda e consumo de bebidas alcoólicas na eleição geram preocupação
qui, 26 de setembro de 2024 08:01Da Redação
A Polícia Militar sempre teve um aliado importante nas eleições municipais, que era a restrição da venda de bebidas alcoólicas no dia da votação. Com isso, era comum que bares e outros comércios de bebidas evitassem a venda do produto temendo alguma autuação.
Porém, esse cenário mudou de figura, já que desde as eleições de 2022, o governo de Minas Gerais não proibiu a venda de bebidas, mas se tratava de uma eleição apenas em nível estadual e federal.
Para este ano, o governo do estado também não vai proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no próximo 6 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições para prefeito e vereador. A medida também se estende a eventuais segundos turnos, marcados para 27 de outubro.
Segundo o Executivo estadual, a decisão de não editar normas para vetar a comercialização de álcool durante o pleito foi tomada de forma colegiada com as forças de segurança de Minas Gerais e está alinhada com o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) havia pedido ao governo que liberasse a venda de bebidas alcoólicas durante os primeiros e segundos turnos. Para a entidade, a suspensão da chamada “Lei Seca” nos dias de votação não respeita o direito de escolha das pessoas.
Como as eleições municipais são mais acaloradas, a Polícia Militar deverá se manter ainda mais alerta por conta de pessoas que não sabem o momento certo de parar de beber e promovem discussões e até mesmo brigas.
Outra preocupação são as pessoas que estarão servindo a Justiça Eleitoral no dia da votação. Já que a presença de pessoas indo ao terminal de votação após a ingestão de bebidas alcoólicas será inevitável.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
- Fecomércio MG e deputados levam adiamento do pagamento do IPVA à votação amanhã (26) na Assembleia seg, 25 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...