Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Valtinho se despede do basquete de Uberlândia

qui, 24 de julho de 2014 03:40
Após duas passagens memoráveis, armador deixa a cidade que o acolheu por 10 anos. Foto: João Breicker

Após duas passagens memoráveis, armador deixa a cidade que o acolheu por 10 anos. Foto: João Breicker

DA REDAÇÃO – Livros, fotografias e documentos ilustram um símbolo da história. Em milhares de anos, uma bebida se tornava a coroação de um ritual. Há quem diga que até a água se deu ao luxo de virar vinho sob mãos divinas. Valtinho, maior ídolo do basquete de Uberlândia, pode não ser o maior detentor da tradição, mas certamente entende como tratá-la.

Apreciadores de vinho dos quatro cantos do mundo se apoiam na tese de quanto mais antiga a safra, melhor sua produção. Das adegas para as quadras, Valtinho se destacou por aprimorar seu rendimento cada vez mais. Desde que chegou a Uberlândia pela primeira vez, em 2002, o jogador ganhou as vozes que ressoavam das arquibancadas.

Contrariando a sentença do saudoso escritor Nelson Rodrigues de que “toda unanimidade é burra”, Valtinho foi unânime quando dele se tratava. Deixou Uberlândia pela primeira vez em 2007, mas não resistiu e retornou na primeira oportunidade, três anos depois.

Durante uma década, um afago povoou a torcida que avistava a camisa número nove em quadra. Assim como fez com a bola, o armador tratou de apreciar cada passo que concluía sob as cores do Unitri/Magazine Luiza. Ao todo, foram nove títulos estaduais, um nacional, uma Liga Sul-Americana e uma Copa Centro-Sul. Títulos que ficam marcados na sala de troféus do atleta de 32 anos, que assim como vinho, se valoriza com o tempo.

NOVO CAMINHO

Pela primeira vez, o Unitri não contará com Valtinho para a disputa do Novo Basquete Brasil. A partir deste ano, o armador de 1,85m defenderá o São José Basquete, de São José dos Campos, interior paulista. Será mais uma oportunidade para escrever novas páginas de uma história que em Uberlândia, eternizou capítulos de sucesso.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: